Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed.26

Confira as principais novidades do Mundo do Vinho semanalmente nesta coluna.

Posse no Conselho Nacional de Turismo

A atual presidente da Enoturismo Brasil – Associação Brasileira de Enoturim0, Mara Flora Lottici Krahl, será empossada no próximo dia 16 de dezembro no Conselho Nacional de Turismo, órgão colegiado de assessoramento superior do Ministério do Turismo. Colaborar na elaboração de políticas públicas para o fortalecimento do enoturismo no Brasil será uma das principais ações da empossada. Mara Flora, que tem uma vasta experiência na área de Turismo é  presidente também da Aceno – Associação do Enoturismo do Cerrado e diretora de Enoturismo e Enogastronomia da ABSDF- Associação Brasileira de Sommeliers do DF. A posse acontecerá às 9h na Arena Bsb Mané Garrincha. Parabéns e sucesso, Mara Flora!

Mara Flora será empossada no Conselho Nacional de Turismo

Vinícolas buscam D.O. 

O Vale dos Vinhedos, primeira região do Brasil com Denominação de Origem (DO) para vinhos e espumantes, registrou em 2023 o maior número de vinícolas buscando a certificação desde sua distinção em 2012. Até dia 13.12, a Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale) avalia 41 amostras de 14 estabelecimentos, destacando 21 vinhos tintos, 11 brancos e nove espumantes que buscam ser reconhecidos como DO. Atualmente, há 12 vinícolas no Vale dos Vinhedos com rótulos reconhecidos por DO, elaborados com sete variedades de uva. Em breve teremos novidades!

 

Confraternização da ABS-DF no Vinhedo Lacustre

No dia 8 de dezembro, diretores, professores, alunos e ex-alunos da @_abs_df se juntaram para comemorar o final do ano no restaurante do Vinhedo Lacustre, localizado no Lago Norte. O evento contou com explicação técnica do sommelier e diretor financeiro da ABSDF Rogério Brito e jantar harmonizado. Alguns participantes fizeram questão de visitar o terraço do local para apreciarem a maravilhosa vista noturna da cidade.

Degustação de Charutos

Próximo dia 14 de dezembro, a partir das 19 horas, será realizada a Grande Noite de Degustação dos Charutos Puro World Club no restaurante Piovan na 213 Sul. Amantes de bons vinhos, charutos de qualidade e boa gastronomia não podem perder o evento. Mais informações @puroworldclub.oficial ou @piovancucinagastro.

Prêmios para Brasília

Depois de serem classificados nas etapas júri técnico e júri popular e terem as histórias dos seus tintos avaliadas, o produtor rural Ronaldo Triacca (Villa Triacca e Vinícola Brasília) e o enólogo Carlos Sanabria tiveram a felicidade de verem seus vinhos premiados com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente, no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023, promovido pela prestigiada Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Ronaldo Triacca conquistou o primeiro lugar com o vinho Seu Claudino Syrah 2022, produzido no PADDF. Já o enólogo Carlos Sanabria, ficou em 2° lugar na competição com o Vinho Tinto – Onde Anda Você Gran Reserva produzido no Rio Grande do Sul. Apesar de ser gaúcho, Sanabria  atua como enólogo em Brasília no Vinhedo Lacustre  também coordena a loja   Sanabria Vinhos  na 407 Norte.

Vinhos brasileiros conquistam 733 premiações em 2023

Esse ano o Brasil conquistou733 premiações em 21 concursos realizados pelo mundo, sendo 471 para vinhos e 262 para espumantes. As 335 Medalhas de Ouro, 165 de Bronze e 128 de Prata atestam a qualidade crescente da produção nacional e evidencia uma notável evolução impulsionada por investimentos, avanços tecnológicos e um maior entendimento dos terroirs, o que consolida a reputação global dos vinhos e espumantes brasileiros.

Vinhos no Lago

Nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro acontecerá no Shopping Pier 21, em Brasília, a Feira de Vinhos “Vinho no Lago”. O evento será realizado das 12h às 22h e terá entrada gratuita. Serão mais de 200 rótulos para degustação que serão vendidos com preços especiais para as festas de final de ano. Também haverá venda de charutos, queijos e charcutaria. Mais informações @vinhonolago.

Chef Dalton Rangel é eleito Chef Destaque do Ano

O chef carioca Dalton Rangel, que assina os pratos dos conceituados restaurantes Miró em São Pauo e Cristofori Piano Bar em Itajaí-SC foi aclamado “Chef Destaque do Ano” pela Go Where Gastronomia, em parceria com a Jovem Pan. O Chef foi eleito por meio de voto popular, foram mais de 15 mil votos. Ao todo são 17 anos de cozinha profissional, vivências internacioanis e muita criatividade. Parabéns ao Chef!

Chef Dalton
Chef Dalton Rangel

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…