Você sabe o que é “respiração do vinho”?

Vinho no decanter

Todo mundo já escutou por aí que não se deve consumir um vinho imediatamente após abri-lo. Mesmo que você não seja um especialista em enologia. A maior parte das pessoas que consomem vinho, sabem que antes de consumida é preciso expor a bebida ao ar, processo que se convencionou chamar de “respiração do vinho”.

Mas o que é esse processo e como ele atua em um vinho? Todos os vinhos precisam “respirar” antes de serem consumidos? Como fazer um vinho “respirar” de maneira adequada? 

Como funciona a “respiração do vinho”?

O que é a “respiração do vinho”?

O oxigênio tem um papel superimportante durante as etapas de produção, envelhecimento e armazenamento de vinhos. O contato desse elemento com a bebida provoca reações químicas capazes de alterar seus aromas, sabores e texturas.

E se engana quem pensa que a relação do vinho com o oxigênio acaba com o engarrafamento da bebida. Quando uma garrafa é aberta e o vinho entra em contato com o ar, reações de oxidação ocorrem. Essa oxidação, também chamada de respiração do vinho, é capaz de alterar suas características.

Vinhos recém abertos precisam “respirar”

Como um vinho “respira”?

Quando o oxigênio entra em contato com um vinho recém-aberto, duas coisas ocorrem: a evaporação do álcool contido na bebida (geralmente em quantidades insignificantes) e reações de oxidação (interação entre os elementos contidos no vinho e o oxigênio).

Os processos de oxidação são capazes de liberar compostos aromáticos voláteis, alterando o sabor e o aroma do vinho. O tempo que essas reações levam para ocorrer varia de vinho para vinho. Em bebidas jovens, por exemplo, o processo de respiração dura entre 20 e 30 minutos.

Maneira correta de consumir um vinho

Todos os vinhos devem “respirar” antes de serem consumidos?

Apesar de toda a pompa e circunstância que a respiração de um vinho envolve, saiba que não são todos os tipos que melhoram com esse processo. É possível, inclusive, “matar” um vinho ao deixá-lo respirar.

O processo de respiração é recomendado para vinhos jovens, encorpados e que possuem altos níveis de taninos. Nesses casos, o processo de respiração suaviza os taninos e permite que os demais sabores e aromas da bebida possam expressar-se com mais propriedade.

Por outro lado, vinhos antigos, envelhecidos por décadas, têm uma estrutura mais frágil e fazê-los respirar, mesmo que seja por alguns minutos, pode pôr tudo a perder. Da mesma forma, a respiração de vinhos leves e de sabor delicado, como brancos, rosés ou espumantes, não é indicada. Isso porque a introdução de oxigênio nesse tipo de vinho pode dissipar exageradamente os já suaves sabores, além de reduzir a carbonatação dos espumantes.

Servindo um vinho da maneira correta

Existem ferramentas que auxiliam esse processo?

É essencial ter em mente que para fazer um vinho respirar não basta abrir a garrafa. O montante de oxigênio capaz de entrar pela abertura é mínimo. E como ela está cheia, uma quantidade ínfima de líquido entrará em contato com o ar.

Assim, para realmente fazer com que um vinho “respire”, o melhor é colocá-lo em uma taça. Quanto maior a quantidade de líquido que entra em contato com o ar, melhor.

Leia: Vinhos da Safra 2021 são os mais degustados de todos os tempos

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou Etienne Carvalho, jornalista, sommelier formada pela ABSRS e pela FISAR, com qualificação nível 3 WSET. Atualmente, atuo como diretora e professora da ABS-DF e sigo me aprofundando no mundo do vinho como estudante de Enologia. Apaixonada por vinhos, viagens, leitura e escrita, criei este espaço para compartilhar minhas experiências e descobertas com quem, assim como eu, acredita que o conhecimento e a paixão tornam cada taça ainda mais especial.

Categorias

Veja Também

Union Distillery apresenta Vintage 2005 Double Wood

A Union Distillery, referência na produção nacional de whisky, apresenta ao mercado o Pure Malt…

Sabores da Itália marcam o Na Praia 2025

A nova edição do Na Praia Festival já começou e, além da programação musical, a…

Universidade do Vinho será inaugurada no Rio de Janeiro

Você já ouviu falar numa universidade do vinho? Pois é. Ela agora é realidade. E…

Aurora aposta em rosé com D.O. e vendas online

A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de ampliar sua linha de espumantes premium com o lançamento…