Para quem gosta de um vinho robusto e, ao mesmo tempo, elegante e com um bom preço (R$89), sem dúvida, o Ramanegra Reserva Malbec da argentina Casarena é uma ótima opção.
Avaliação geral para iniciantes: é um vinho ideal para acompanhar comidas mais pesadas e/ou gordurosas – vai muito bem, por exemplo, com carne de carneiro assada e com churrasco. É volumoso na boca, porém não deixa aquela sensação de adstringência (semelhante à da banana verde) que desagrada algumas pessoas. Avaliação detalhada para iniciados: vinho de acidez média; taninos presentes, porém macios; possui notas de baunilha em decorrência do estágio de 12 meses em barricas de carvalho, mas nada que se sobreponha às notas de frutas de negras maduras. Tem mais presença em boca do que no nariz, e possui boa persistência no paladar.
Sobre a vinícola: A ideia da Casarena localizada em Luján de Cuyo – Mendoza – é elaborar vinhos de alta qualidade a preços razoáveis. A média de produção é de apenas 1kg de uva por planta, com o objetivo de produzir vinhos robustos, complexos e elegantes.
O vinho é trazido para o Brasil pela Magnum Importadora. Esse eu consegui na Super Adega de Brasília. Quem tiver em outro estado, pode adquiri-lo pela internet por meio da Superadega Express.