Barbanera Rosso Vecciano Toscana IGT 2020 é um blend de uvas toscanas não especificadas (mas aposto que a Sangiovese está no meio!) que mostra uma bonita coloração rubi com toques violáceos. Esse vinho italiano integra a coleção de família do premiado e reconhecido produtor de supertoscanos Luigi Barbanera.
No nariz, ele é bem atrativo com notas que remetem a ameixas e amoras negras maduras, além de ervas secas (chá) e especiarias. Possui também leve toque de baunilha. Na boca é redondo, elegante com taninos macios. O retrogosto é persistente e apresenta um certo dulçor, porém bem integrado com a boa acidez – típica dos grandes vinhos da Toscana. Tem 13,5% de álcool.
Gostei do vinho! Achei muito gastronômico inclusive. Aposto que vai super bem com carnes e massas ao molho pomodoro.
O rótulo é trazido para o Brasil pela @delmaipoimportadora que também traz outros rótulos da italiana Barbanera.
Sobre a vinícola – A história da Barbanera começa em 1938 e hoje está em sua quarta geração. Durante esse período muitos foram os desafios enfrentados, inclusive o facismo. A vinícola está localizada na Toscana aos pés do Monte Cetona e tem por missão criar e desenvolver marcas que sejam adoradas pela qualidade e imagem. Desde 2018, Luca Maroni, proprietário da @barbanera_wine vem sendo reconhecido como melhor produtor da Itália pelo Anuário de Vinhos Italianos.
Leia também – Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – Vinho em Destaque
,