Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – Vinho em Destaque

Antes de falar especificamente do Barbaresco Pier Vila Riserva 2007, vou relembrar algo bem importante – a diferença entre um Barolo e um Barbaresco. Ambos são vinhos tintos produzidos na região de Piemonte, no noroeste da Itália, a partir da uva Nebbiolo e são considerados vinhos de alta qualidade, isso em função da complexidade, estrutura e capacidade de envelhecimento que os dois possuem. A grande difernça, no entanto, é que o Barbaresco costuma ser considerado mais elegante e acessível em relação ao Barolo. A área em que é feito (Barbaresco) é um pouco mais próxima do rio Tanaro e tem um clima ligeriramente mais ameno.  Vamos ao vinho

Barbaresco Pier Vila Riserva 2007

É uma joia do Piemonte elaborada com a potente Nebbiolo. Esse Pier Vila 2007 é um Barbaresco bem estruturado e, como esperado, mais elegante e refinado que um Barolo. O vinho foi degustado em janeiro de 2024. A cor estava lindamente rubi transparente com bordas atijoladas denunciando a idade. No nariz rosas secas, violeta, terra, chá e frutas vermelhas com leve toque de especiarias. Na boca mostrou-se marcante, com taninos ainda presentes e agradáveis , notas de frutas vermelhas e alcaçuz e toques leves de couro, terra e cogumelos. Muito persistente e com excelente acidez. Sem dúvidas, um vinhaço!

Não é importado para o Brasil. É vendido ela @emporium.wine por 84 euros (vale cada centavo!!!!!).

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…