Vinhos e Natal: Existe uma combinação perfeita para a ceia?

À medida que o período natalino se aproxima, as opções para a celebração se tornam mais diversas. O sommelier do Atacadão Dia a Dia, Cleiton Dias, compartilha diversas sugestões de vinhos para harmonizar com uma ampla variedade de pratos, desde o clássico salpicão até pratos mais gourmetizados.

Engana-se quem pensa que as bebidas tradicionais, como espumantes, refrigerantes ou sucos, são as únicas adequadas para as festividades natalinas. Um bom vinho também se encaixa perfeitamente nos menus da ceia, mas a variedade de sabores e receitas pode confundir quem procura as harmonizações ideais.

Para auxiliar os apreciadores de vinho, o sommelier do Dia a Dia oferece algumas dicas de harmonização para os pratos natalinos. Cleiton destaca que a ceia de Natal, sendo um momento especial de encontro familiar, merece uma seleção de vinhos que harmonizem bem com os pratos servidos.

Os espumantes são uma excelente escolha para a ceia, pois combinam bem com todas as guarnições e pratos principais comuns nesta época. Para as entradas, os espumantes brut, como os da Perini e da Casa Valduga, são uma excelente opção, harmonizando bem com bolinhos de bacalhau, bruschetas, antepasto de berinjela e outros petiscos, oferecendo ainda uma ótima relação custo-benefício.

Se o prato principal for bacalhau, uma combinação clássica é o vinho branco, e as opções nas lojas do Dia a Dia são variadas. Destacam-se o Quinta da Bacalhôa, o Susana Balbo Signature Torrontés ou o Angélica Zapata Chardonnay. Para pratos com aves, os vinhos brancos Santa Ema Amplus Chardonnay, Crios Torrontés ou Terras Lusas Reserva são boas escolhas. Para os amantes de vinho rosé, sugere-se o espanhol Albali, o português Mariana, um alentejano equilibrado nos taninos e corpo, e o argentino Sol fa Soul, assinado por Marcelo Pelleriti.

Quanto ao peru, uma ave de sabor mais intenso, deve ser acompanhado por vinhos tintos de corpo leve e taninos suaves. Recomendações incluem o Santa Ema Gran Reserva Pinot Noir, Terras Lusas Tinto DOC, Santa Ema 60/40 Cabernet Sauvignon com Merlot, Côtes du Rhone AOC Urbain V ou Brunelli Amareto. Para a sobremesa, os champagnes Piper Heidsieck Cuvée Brut e Perrier Jouet Grand Brut são sugestões para uma experiência única. Para quem busca uma boa relação custo-benefício, os espumantes Terra Vega Brut Branco ou Rosé, Freixenet Cordon Negro ou Rosado, Espumante Garibaldi Pinot Noir ou Chardonnay, e a linha Procedências da Vinícola Aurora são ótimas opções para harmonizar com castanhas e nozes. Sobremesas mais doces podem ser acompanhadas por espumantes demi sec ou Moscatel, como o Perini Aquarela, Freixenet Ice ou Carta Nevada.

Sobre o Atacadão Dia a Dia

O começo da história do Atacadão Dia a Dia foi escrito em Goiás, em Padre Bernardo, ainda na década de 60. Os irmãos Jaci e Zico Oliveira fundaram o pequeno mercado intitulado Casa Oliveira. Depois, abriram a Casa Silva, também no município goiano.
Já na década de 70, foi a vez do Supermercado Pirenópolis, na cidade de Brazlândia, em Brasília. No ano de 1983, já com três lojas funcionando, um dos filhos de Jaci, Edis Oliveira Silva, assumiu os estabelecimentos da região.

Em 1996, os filhos de Edis e Sônia Maria, Branco e Marlon Amaral, adquiriram a operação da companhia e passaram a ser os únicos sócios. No ano 2000, a rede passou a se chamar Pra Você Supermercados. Há dez anos, os irmãos inauguraram o Atacadão Dia a Dia, com gestão centralizada, foco na satisfação e experiência do cliente.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…

Sugestões WM Vinhos para a sua adega. Confira!

E quem não adora ter uma garrafa de vinho à mão em casa, certo? Melhor…