Notas de vinho por Etienne Carvalho – N.27

Mega Feira de Vinhos e Enoturismo em Bsb

Brasília será sede da Expovitis Brasil 2024 – Feira Nacional de Viticultura, Enologia e Enoturismo. O evento irá acontecer de 19 a 21 de julho no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, a uma hora do centro de Brasília. Vinhos brasileiros de diversos estados, produtos tecnológicos e artesanais serão expostos na feira que também contará com estandes de gastronomia, de enoturismo e shows artísticos, além de rodadas de negócios e workshops. Durante o evento será realizada ainda a 3a. edição Anprovin de Vinhos de Inverno.  À frente do projeto estão os produtores rurais Ronaldo Triacca e Carlos Vitor (Vinícola Brasília),  a presidente da Associação de Enoturismo do Cerrado (Aceno) Mara Flora e a jornalista Lydia Costa (Tribuna Rural). A venda de espaços para expositores terá início a partir de 15 de janeiro de 2024. Informações (61) 98347-2021.

Espumante do Petrus

Petrus Elesbão, organizador da feira de vinhos nacionais Vinum Brasilis, está sempre surpreendendo os enófilos da cidade com novidades. No início do ano, ele irá lançar o espumante brasileiro Duo D’Vintti, fruto de uma parceria com a vinícola gaúcha Maximo Boschi. O Duo D’Vintti está sendo produzido no Sul do país pelo método tradicional e sob a supervisão do respeitado enólogo Renato Savaris. Tem 30 meses de contato com as leveduras e é um corte de Chardonnay (60%) e Pinot Noir (40%). Com produção limitada, o novo espumante promete surpreender no quesito complexidade. Vamos aguardar!

 25 Anos de Porto a Porto

Com um portfólio de mais de mil produtos, 120 colaboradores e 100 fornecedores de diversas partes do mundo, a importadora curitibana Porto a Porto acaba de completar 25 anos com o reconhecimento de ser uma das maiores empresas do país no ramo da enogastronomia. Em Brasília, o aniversário foi comemorado no Show Room da empresa e contou com a presença de jornalistas e influencers da cidade. Diretores da empresa também participaram do evento que contou também com Babi Frazão, vencedora do Master Chef Profissionais 2023.

Festas em Alto Estilo

Para quem não abre mão de champanhe de qualidade nas festas de final de ano, a dica é brindar o Natal e o Réveillon com o Piper Heidsieck Cuvée Brut. Elaborado 50% com Pinot Noir, 30% com Pinot Meunier e 20% Chardonnay e com apenas oito gramas de açúcar por litro, a bebida descansa 24 meses em contato com as leveduras e encanta pelo frescor, elegância, cremosidade e harmonia.  Não é à toa que ostenta inúmeros prêmios internacionais. Quem traz a Piper Heidsieck para o Brasil é a Del Maipo Importadora. O champanhe pode ser encontrado na WineDay Group, CS Vinhos e Dionísia Vinhos.

Vignarosa na Más Vino

Acabaram de chegar na Más Vino (306 Sul) vinhos e espumantes  da vinícola italiana bicentenária Vignarosa, importados pela Vignarosa Brasil com exclusividade. Os vinhos são produzidos no Vêneto. Entre os produtos disponíveis estão os espumantes Prosecco Brut, Prosecco Dry, Prosecco 40 Extra Dry, o Amorino Rosato Brut e o vinho tinto da uva Refosco, uma família muito antiga de castas de casca escura, que produz vinhos encorpados e frutados.  @masvinobrasilia.

 

Itália na Villa

Dia 22 de dezembro haverá Passeio pela Itália na Villa. Uma iniciativa da Villa Triacca que inclui jantar harmonizado em cinco etapas com os vinhos da própria vinícola, som da Duo Smart Jazz e lançamento do Sauvignon Blanc 2023 e Dona Irani Rosé 2023, além de degustação do Seu Claudino Syrah 2022, campeão nacional do concurso CNA Brasil Vinhos e Espumantes. O Chef italiano Augusto Piras assina o menu do evento. @villatriaccahotelvinicola.

Tábuas de frios by Ticiana Werner

Novidades no Ticiana Werner. O restaurante que fica na 201 Sul acaba de lançar um menu exclusivo com seis opções de tábuas de frios para serem entregues por delivery. As tábuas variam de R$158 a R$980 e conta com ingredientes frescos de primeira linha acomodados em uma charmosa tábua de madeira rústica.  Sem dúvida, ótima pedida para as festas de Natal e Ano Novo! Mais informações @ticianawerner.

Curso Sommelier de Vinhos ABSDF

A ABSDF está com inscrições abertas para o curso de sommelier de vinhos que terá início em 27 janeiro de 2024. O curso será ministrado aos sábados na A Garrafeira, na 215 Sul. Ao todo serão 110 horas de aulas além de visita técnica à vinícola da região.  Serão degustados  mais de 80 rótulos de vinhos no decorrer das aulas. Mais informações @_abs_df.

Jornada do Sommelier - Feira de Vinhos - Crédito Augusto Tomasi
Crédito Augusto Tomasi

Dica de Réveillon na Capital

O Réveillon do Gran Bier (Pontão do Lago Sul) é um dos mais tradicionais de Brasília e este ano vai ganhar uma edição especial com ambiente totalmente coberto. Com o tema “Celebrate” a festa promete ser muito animada ao som da cantora Adriana Samartini, Banda Marvin e Djs Bola e Lizzo. Pensada para toda a família, o réveillon vai contar também com brinquedoteca, decoração temática, pista de dança, queima de fogos, buffet completo, bar de drinks, whisky, vinho, espumante e muito mais. Mais informações @granbierbrasilia.

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.
Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…