Barbaresco Pora Riserva 2017

Foi uma noite maravilhosa, reunindo queridos amigos no restaurante Marie Cuisine. Degustei vinhos italianos sensacionais com destaque para o Barbaresco Pora Riserva 2017! Um vinho que obteve excelentes pontuações do Wine Advocate (94), Wine Enthusiast (93)e Wine Spectator (93). É um 2017 que, com certeza, tem muito chão pela frente. No estilo Barbaresco tradicional vai evoluir muito na garrafa ainda, tornando-se cada vez melhor. Creio que atingirá seu ápice em uns cinco anos e viverá muito bem por mais uns vinte. É um tinto de cor vermelho rubi intenso. Como todo Barbaresco, proveniente do Piemonte, é elaborado com a uva Nebbiolo. Sem dúvidas, este vinho Reserva oferece uma experiência sensorial memorável.  Seus aromas complexos revelam frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, rosas secas, tabaco, couro, cedro e especiarias. Na boca, mostra taninos poderosos, mas bem integrados, uma acidez vibrante e um final longo e persistente. Sensacional! Ah! Produttori del Barbaresco é a vinícola responsável pelo vinho. Na verdade, uma cooperativa fundada em 1958 e formada por 54 famílias. A vinícola possui 105 hectares no coração de Barbaresco e somente produz a Nebbiolo. Preço médio 70 euros.

Outro vinho delicioso da noite foi o Castelli Martinozzi Rosso di Montalcino 2021, um Sangiovese vivo, elegante e sem arestas. A cor dele é um vermelho rubi intenso. No nariz e na boca, um resumo: Melhor do que muito Brunello.que tem por aí. De verdade! R$210,00.

E finalizando com o  Barolo 2015 Rosa dell’Olmo – esse, também do Piemonte e feito com Nebbiolo, apresenta cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, especiarias e notas florais. É um estilo de Barolo mais moderno, que está pronto para ser bebido, embora também possa melhorar com o passar dos anos, como os tradicionais. Possui taninos marcantes. É encorpado e com final longo. Ideal para ser acompanhado de carnes vermelhas e queijos maduros. R$420,00 – preço médio.

Leia também – Moscatel do Douro José Gourmet 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…