Barbaresco Pora Riserva 2017

Foi uma noite maravilhosa, reunindo queridos amigos no restaurante Marie Cuisine. Degustei vinhos italianos sensacionais com destaque para o Barbaresco Pora Riserva 2017! Um vinho que obteve excelentes pontuações do Wine Advocate (94), Wine Enthusiast (93)e Wine Spectator (93). É um 2017 que, com certeza, tem muito chão pela frente. No estilo Barbaresco tradicional vai evoluir muito na garrafa ainda, tornando-se cada vez melhor. Creio que atingirá seu ápice em uns cinco anos e viverá muito bem por mais uns vinte. É um tinto de cor vermelho rubi intenso. Como todo Barbaresco, proveniente do Piemonte, é elaborado com a uva Nebbiolo. Sem dúvidas, este vinho Reserva oferece uma experiência sensorial memorável.  Seus aromas complexos revelam frutas vermelhas maduras como cereja e framboesa, rosas secas, tabaco, couro, cedro e especiarias. Na boca, mostra taninos poderosos, mas bem integrados, uma acidez vibrante e um final longo e persistente. Sensacional! Ah! Produttori del Barbaresco é a vinícola responsável pelo vinho. Na verdade, uma cooperativa fundada em 1958 e formada por 54 famílias. A vinícola possui 105 hectares no coração de Barbaresco e somente produz a Nebbiolo. Preço médio 70 euros.

Outro vinho delicioso da noite foi o Castelli Martinozzi Rosso di Montalcino 2021, um Sangiovese vivo, elegante e sem arestas. A cor dele é um vermelho rubi intenso. No nariz e na boca, um resumo: Melhor do que muito Brunello.que tem por aí. De verdade! R$210,00.

E finalizando com o  Barolo 2015 Rosa dell’Olmo – esse, também do Piemonte e feito com Nebbiolo, apresenta cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, especiarias e notas florais. É um estilo de Barolo mais moderno, que está pronto para ser bebido, embora também possa melhorar com o passar dos anos, como os tradicionais. Possui taninos marcantes. É encorpado e com final longo. Ideal para ser acompanhado de carnes vermelhas e queijos maduros. R$420,00 – preço médio.

Leia também – Moscatel do Douro José Gourmet 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…