Conheça a uva Verdejo e o vinho espanhol Real Companía de Vinos feito com essa uva

Você conhece a uva Verdejo? Pois é, hoje eu vou falar um pouco dela e também do vinho Real Companía de Vinos, produzido na Espanha a partir dessa uva branca.

Sobre a Uva

Uma das maiores dúvidas sobre a Verdejo é relativa à sua procedência. Há quem diga que ela é nativa do norte da África e levada para a Europa no século XI, mas há aqueles que acreditam e afirmam categoricamente que a Verdejo é uma uva espanhola, da região de Rueda, em Castilla e León, local em que é a cepa mais cultivada.

Uma curiosidade bem importante sobre essa uva é que em Rueda todos os vinhos brancos devem conter ao menos 50% de Verdejo em sua composição. Já aquelas intitulados Verdejo no rótulo são compostos de ao menos 85%.

A Verdejo é uma uva que produz vinhos frescos, elegantes e frutados, com caráter herbáceo e cítrico. Às vezes possui toques minerais. No geral possui alto teor alcoólico e boa acidez. A maior parte dos exemplares produzidos com Verdejo deve ser consumido jovem, embora haja algumas exceções.

Além de ser encontrada na Espanha, a Verdejo também é muito plantada na Califórnia e na Austrália.

Sobre o Vinho

 

O vinho Verdejo da Real Companía de Vinos é trazido para o Brasil pela importadora Winebrands e custa, aproximadamente, R$56,00. Um excelente preço para um vinho branco tão interessante como este. No nariz ele apresenta pera, abacaxi e até um pouco de banana. Na boca, a presença do abacaxi é mais marcante, embora, mostre também notas herbáceas. A persistência é média e a acidez também. O interessante foi que degustei esse vinho com um prato super especial e que ornou super bem com o vinho: um macarrão Nero di Sepia com camarões e molho pesto. Diferente, né? Mas, ficou excelente com esse Verdejo da Real Companía de Vinos. Recomendo!!!

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Chile Week no Brasil: Celebrando Conexões enoturísticas entre Chile e Brasil

O Blog Vinho Tinto e o perfil @vinhosporetienne marcaram presença no Chile Week, um evento…

ProWine São Paulo 2024: Grande Sucesso

A ProWine São Paulo 2024, realizada entre os dias 1 e 3 de outubro no…

ProWine São Paulo 2024: Segundo dia traz destaques com novidades

A ProWine São Paulo 2024 está a todo vapor, consolidando-se como a maior feira de…

Vale dos Vinhedos estreia com vinho coletivo na ProWine São Paulo 2024

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o Vale dos Vinhedos, principal destino enoturístico do Brasil, fez…