Dica de Vinho – Cepa Gavilán Crianza 2018 trazido pela Mistral Importadora

Cepa Gavilán Crianza 2018 trazido pela Mistral – Excelente Ribera del Duero

Quem é fã de um bom Ribera del Duero certamente vai apreciar o Cepa Gavilán Crianza 2018 produzido pela Pérez Pascuas e trazido para o Brasil pela importadora Mistral. 100% Tinta del País (a mesma Tempranillo), esse vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e descansa 12 meses na adega antes de ser comercializado. É daqueles vinhos marcantes com sua potência e persistência e ao mesmo tempo com um delicioso frescor. No nariz, muitas frutas negras como amora e mirtilo. Na boca um misto de frutas negras, vermelhas, charuto, balsâmico e um tostado agradável entremeado com as frutas comprovando sua passagem por barricas. Ótima acidez e taninos não agressivos.

Vinho marcante e potente – Cepa Gavilán Crianza 2018

Ao contrário da Rioja, geralmente de corpo médio, os vinhos da Ribera Del Duero são mais carnudos e concentrados. E assim é o Cepa Gavilán Crianza 2018 – um estilo para quem gosta de vinhos mais escuros e intensos. A origem deste vinho está na Finca del Sardal, na aldeia de Pedrosa de Duero, no coração da Ribera del Duero DO, a poucos metros de distância das instalações da adega que o produz.

Esse vinho é trazido para o Brasil e comercializado pela Mistral. Ganhou 91 pontos de Robert Parker e 90 pontos do Guía Penin e custa cerca de R$331,09.

Harmonização – No meu entendimento, o Cepa Gavilán Crianza 2018 fica muito melhor se apreciado acompanhado de de carnes vermelhas grelhadas. Combinação perfeita! Outra harmonização bem interessante (para quem gosta) é harmonizá-lo com um charuto de fortaleza média. Os toques de frutas negras irão complementar o sabor do charuto e o tostado de ambos irá casar muito bem na boca gerando uma agradável experiência sensorial.

Mistral Importadora traz o Cepa Gavilán Crianza para o Brasil

Sobre a Família Pérez Pascuas – É uma vinícola pioneira no DO Ribera del Duero e que desde as suas origens optou pela elaboração de “Grandes Vinhos”. Foi fundada em 1980 pelos irmãos Benjamín, José Manuel e Adolfo Pérez Pascuas, e figura entre as maiores referências do vinho espanhol na atualidade. A vinha da família Pérez Pascuas possui 135 hectares. Lá a casta local, ‘Tinta del País’ representa 90% da plantação e 10% corresponde à casta ‘Cabernet Sauvignon’. Perez Pascuas é uma das poucas vinícolas da DO Ribera del Duero que consegue ser autossuficiente, garantindo assim um rigoroso controle de qualidade nas 500.000 garrafas produzidas anualmente .

Leia também – Resultado do concurso de melhor sommelier do mundo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Lançamento do Clube de Vinhos Safras Incríveis

Aqueles que ainda não tiveram a chance de explorar o primeiro vinhedo da região metropolitana…

Mistral recebe Tancredi Biondi Santi para jantar harmonizado.

A importadora Mistral recebe Tancredi Biondi Santi, da renomada família italiana produtora de vinhos excepcionais,…

Brasil Sabor prorroga inscrições para sua 18ª edição.

Ainda dá tempo de participar do maior festival gastronômico do mundo! As inscrições para o…

Rooftop do B Hotel Brasília é Palco da Festa Tônica 2024

A temporada de apresentações musicais mensais abre suas portas no rooftop do B Hotel Brasília,…