Dica de Vinho – Cepa Gavilán Crianza 2018 trazido pela Mistral Importadora

Cepa Gavilán Crianza 2018 trazido pela Mistral – Excelente Ribera del Duero

Quem é fã de um bom Ribera del Duero certamente vai apreciar o Cepa Gavilán Crianza 2018 produzido pela Pérez Pascuas e trazido para o Brasil pela importadora Mistral. 100% Tinta del País (a mesma Tempranillo), esse vinho estagia 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e descansa 12 meses na adega antes de ser comercializado. É daqueles vinhos marcantes com sua potência e persistência e ao mesmo tempo com um delicioso frescor. No nariz, muitas frutas negras como amora e mirtilo. Na boca um misto de frutas negras, vermelhas, charuto, balsâmico e um tostado agradável entremeado com as frutas comprovando sua passagem por barricas. Ótima acidez e taninos não agressivos.

Vinho marcante e potente – Cepa Gavilán Crianza 2018

Ao contrário da Rioja, geralmente de corpo médio, os vinhos da Ribera Del Duero são mais carnudos e concentrados. E assim é o Cepa Gavilán Crianza 2018 – um estilo para quem gosta de vinhos mais escuros e intensos. A origem deste vinho está na Finca del Sardal, na aldeia de Pedrosa de Duero, no coração da Ribera del Duero DO, a poucos metros de distância das instalações da adega que o produz.

Esse vinho é trazido para o Brasil e comercializado pela Mistral. Ganhou 91 pontos de Robert Parker e 90 pontos do Guía Penin e custa cerca de R$331,09.

Harmonização – No meu entendimento, o Cepa Gavilán Crianza 2018 fica muito melhor se apreciado acompanhado de de carnes vermelhas grelhadas. Combinação perfeita! Outra harmonização bem interessante (para quem gosta) é harmonizá-lo com um charuto de fortaleza média. Os toques de frutas negras irão complementar o sabor do charuto e o tostado de ambos irá casar muito bem na boca gerando uma agradável experiência sensorial.

Mistral Importadora traz o Cepa Gavilán Crianza para o Brasil

Sobre a Família Pérez Pascuas – É uma vinícola pioneira no DO Ribera del Duero e que desde as suas origens optou pela elaboração de “Grandes Vinhos”. Foi fundada em 1980 pelos irmãos Benjamín, José Manuel e Adolfo Pérez Pascuas, e figura entre as maiores referências do vinho espanhol na atualidade. A vinha da família Pérez Pascuas possui 135 hectares. Lá a casta local, ‘Tinta del País’ representa 90% da plantação e 10% corresponde à casta ‘Cabernet Sauvignon’. Perez Pascuas é uma das poucas vinícolas da DO Ribera del Duero que consegue ser autossuficiente, garantindo assim um rigoroso controle de qualidade nas 500.000 garrafas produzidas anualmente .

Leia também – Resultado do concurso de melhor sommelier do mundo

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Confira os cursos da Associação de Sommeliers do DF para Março

Já imaginou aprimorar os seus conhecimentos na área do vinho de forma teórica e prática?…

Restaurante Aroma ganha novos pratos e ambientes

O Restaurante Aroma celebra seu quinto aniversário no final deste ano, mas já começou a…

João Roquette da Qualimpor é personalidade do Ano no Brasil

O dirigente da Qualimpor, João Roquette, português de origem, foi recentemente laureado com o título…

Participe do Festival de sakês no Noru Sushi

Se você é um entusiasta da culinária japonesa ou está à procura de aventuras culinárias…