A Kuleto é uma vinícola californiana conhecida por produzir excelentes vinhos. Quando estava pela Califórnia, tive a oportunidade de conhecer de perto o local, que diga-se de passagem, é maravilhoso! Bebi ótimos vinhos por lá (relembre aqui). Na ocasião, adquiri um vinho da uva Sangiovese que não estava incluído na degustação – comprei mais por curiosidade do que por acreditar que o vinho fosse realmente bom.
Já no Brasil, levei o vinho para degustar com os amigos de uma das Confrarias que participo – a Confraria Terroir – e vou confessar uma coisa: dentre todos os californianos degustados na noite, dentre os quais um Zinfandel do Chateau Montelena, um Cabernet Sauvignon da William Hills e um Pinot da Kendal Jackson, o destaque foi mesmo o inusitado Sangiovese da Kuleto.
Notas – Excelente acidez, boa complexidade e ótima persistência. Comparado aos bons Chiantis faz muuuuito bonito. Particularmente, o fato de ter mais corpo do que os tradicionais toscanos, até me atrai muito e o torna ainda mais especial que muitos Chiantis, inclusive os clássicos. O vinho da Kuleto também se mostrou intenso e muito aromático (frutas negras e toques de baunilha) e com os taninos ainda jovens, o que me levou, inclusive, a concluir que praticamos um infanticídio na noite – talvez esse vinho fosse melhor aproveitado se tivesse sido aberto daqui, pelo menos, mais cinco anos. De toda forma, estava maravilhoso. Agora, vou ter que adquirir outra garrafa para abrir em 2020 (rsrsrsrs).
Infelizmente, ele não é comercializado no Brasil. A Smart Buy wines vende alguns ótimos vinhos da Kuleto, mas não o Sangiovese. De toda forma, fica a dica de boa compra na “Terra do Tio Sam”. Por lá, ele custa US$40 na vinícola.