Vinícola Paranaense lança segunda edição de vinho premiado estilo Amarone

Segunda edição do vinho Sfizio Lote 13 que marcou a história da Vinícola Legado
Segunda edição do vinho Sfizio Lote 13 que marcou a história da Vinícola paranaense Legado

A partir do dia 23 de agosto, a Vinícola paranaense Legado lança a segunda edição limitadíssima do premiado vinho Sfizio Lote 13. São apenas 700 garrafas destinadas à venda, todas elas identificadas uma a uma manualmente.

A primeira edição, lançada em 2017, elaborada a partir das safras 2013, 2014 e 2015 colocou o Paraná no mapa brasileiro dos vinhos finos. O Sfizio Lote 13 foi o primeiro vinho de uvas viníferas 100% paranaense a ficar entre os 10 melhores vinhos tintos nacionais ao lado de rótulos muito consolidados no mercado nacional. Além disso, ele ocupou o terceiro lugar entre os melhores tintos nacionais na ViniBraExpo 2017, a maior feira de vinhos brasileiros do país. Na época, o premiado vinho rendeu também à Vinícola o título de revelação do ano, pelo pioneirismo no cultivo de uvas viníferas em terras paranaenses e pela qualidade de seu trabalho.

Características marcantes

O Sfizio Lote 13 foi inspirado em um clássico italiano, prestigiado em todo mundo, o Amarone.  Tem uma técnica única e cuidadosa de elaboração. Apenas as melhores parcelas do vinhedo são pré-selecionadas para a colheita das suas uvas no ponto ideal de  maturação e em condições perfeitas de sanidade.

Após a colheita manual, as uvas são colocadas, uma a uma, em caixas treliçadas em uma sala com ventilação para que, com o passar dos dias, percam uma grande parte de seu volume de água naturalmente, chegando a perder até 40% do seu peso. Sendo que no fim do processo cada quilo de uva resultará em cerca de 250 ml de mosto.

Durante esse processo de apassimento os compostos sólidos da uva, como os polifenóis e antocianinas, que dão características aos vinhos e os açúcares, se concentram e sofrem alterações enzimáticas, e só após essa desidratação essas uvas são maceradas e fermentadas.

O afinamento do vinho é feito com estágio em barricas novas de carvalho francês. Além disso, essa  segunda edição foi elaborada com um corte dos vinhos produzidos dessa forma nos anos de 2017, 2018 e 2019. O assemblage dessas barricas foi efetuado em maio de 2021 com subsequente engarrafamento sem filtragem.  O tempo de permanência em barrica variou portanto da safra,sendo de 18 a 42 meses e após engarrafado estagiou em nossa adega ainda mais um ano antes do lançamento. 

O resultado final é um vinho potente e encorpado, com boa estrutura tânica e boa acidez, podendo evoluir ainda por um mínimo de 5 anos em garrafa. No momento predominam no paladar as notas de frutas pretas e vermelhas como cereja, ameixa e amora, complementados por um toque balsâmico e caramelado que devem se acentuar com o tempo, desenvolvendo ainda notas de chocolate e frutos secos.

Harmoniza muito bem com pratos de grande intensidade de sabor, principalmente carnes vermelhas, queijos maturados, funghi secchi e chocolate amargo.

A segunda edição do Sfizio Lote 13 está disponível para pré-venda no site: sfiziolote13.online e está sendo lançado ao valor de R$ 247,00 e seguirá uma política de tabela móvel, com acréscimos progressivos à medida que o estoque for diminuindo, portanto, vale a pena garantir a sua garrafa o quanto antes.

Sobre a Vinícola Legado

Heloise Merolli - proprietária da Vinícola Legado
Heloise Merolli – proprietária da Vinícola Legado

A Vinícola paranaense Legado iniciou suas atividades em 1998, quando os proprietários da área receberam de presente 200 pés de uvas Cabernet Sauvignon. O bom resultado obtido com essa experiência motivou a introdução de novas variedades que tivessem potencial para se desenvolver no terroir paranaense. Hoje, a Vinícola planta 5 hectares com cinco variedades viníferas – Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Fiano di Avelino e Viognier e produz cerca de 12 mil garrafas/ano. 100% da produção é feita com as uvas de seus vinhedos. Eleita Vinícola Revelação na Vini Bra Expo 2017, desde então acumula prêmios em concursos nacionais e internacionais. 

Leia também: Conheça os vinhos argentinos Alambrado

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vik Chile vence prêmio ‘South America’s Leading Wine Region Hotel’ pelo segundo ano consecutivo

O Vik Chile foi premiado pelo segundo ano consecutivo com o renomado prêmio “South America’s…

Casa Chandon Garibaldi: O Refúgio dos Amantes de Espumantes

Localizada na pitoresca cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Casa Chandon é muito mais…

Em Brasília, Cooperativa Vinícola Garibaldi leva novidades à Expovitis

Brasília se prepara para receber um dos eventos mais aguardados pelos entusiastas e profissionais da…

Prêmio Queijo Brasil

Em uma noite memorável em Blumenau (SC), ocorreu a entrega do Prêmio Queijo Brasil, um…