Vinícola Salton: Experiência Enoturística

Casa Di Pasto Família Salton - Foto Augusto Tomasi
Casa Di Pasto Família Salton – Foto Augusto Tomasi

Visitar a Serra Gaúcha é sempre uma boa ideia independente da data. Cada estação reserva um charme especial e diferentes possibilidades de programações. Mas, temos de dar destaque ao período de dezembro a março, que é a época da vindima, quando a região vive uma grande celebração.

A vindima é o ato de colher a uva, estrela da elaboração de sucos, vinhos e espumantes que garantem as melhores sensações. É na vindima que os agricultores colhem a fruta após um ano de trabalho intenso. 

 

Casa Di Pasto Família Salton - Foto Augusto Tomasi
Casa Di Pasto Família Salton – Foto Augusto Tomasi
Vinícola Salton

Líder no mercado nacional na venda de espumantes e mais antiga em atividade no Brasil, a Vinícola Salton recebe turistas o ano inteiro para oferecer experiências inesquecíveis em sua sede, em Bento Gonçalves. A visita impressiona desde a chegada: o prédio imponente é cercado pela natureza, possibilitando que o visitante tenha contato com alguns parreirais plantados próximos da vinícola e com um jardim colorido, cenário digno de fotos maravilhosas.

O turista pode começar o seu dia fazendo uma imersão no universo dos vinhos e espumantes. A experiência será única, durante a qual é possível desvendar os intensos aromas e marcantes sabores. História, tradição e inovação se complementam em meio à natureza.

 

 

Há tours disponíveis a partir das 10h:

:: TOUR PARADOXO

Uma imersão na história, narrada com generosas doses de conhecimento compartilhadas desde a entrada da vinícola, passando por diversas etapas, em que se revelam os segredos na elaboração de espumantes e vinhos premiados internacionalmente.

:: TOUR GERAÇÕES

Experiência, elegância e exclusividade. O visitante aprecia mais que rótulos icônicos de espumantes e vinhos premiados, vivenciando a verdadeira experiência enoturística, envolta em cultura, história e arte. E tudo isso combinado com a riqueza dos aromas, sabores e texturas que inspiram os sentidos.

:: TOUR DOMENICO

Com foco na experiência enogastronômica, o Tour Domenico percorre espaços onde arte e ciência se combinam, com imersão dedicada à marca conceito Domenico, revelando, em detalhes, as expressões de cada região produtora, por meio de vinificações singulares.

Para realização dos tours guiados é necessário agendamento prévio e a compra deve ser feita antecipadamente, pois os lugares são limitados. Mais informações podem ser obtidas no site https://www.salton.com.br/experiencias ou pelo telefone (54) 2105-1000.

 

Bruschetta Queijo Brie com Mel
Bruschetta Queijo Brie com Mel

 

MENU DEGUSTAÇÃO (NÃO INCLUI VISITAÇÃO)

Entre as experiências enoturísticas que a Família Salton oferece, além de três opções de tours guiados, o turista pode ainda conhecer e apreciar rótulos especialmente selecionados, servidos no menu degustação. Em cada experiência, são servidos quatro diferentes rótulos, entre espumantes e vinhos premiados mundialmente.

A Salton também faz parte do Tour Fascínios da Vindima, da Giordani Turismo, que oferece a experiência completa de colheita: almoço harmonizado, colheita e pisa da uva, merendim italiano e visita à vinícola. Para adquirir o pacote, basta acessar o link: https://www.giordaniturismo.com.br/produto/fasciniosdavindima 

Além disso, quem chega até a Salton para aproveitar as opções de enoturismo pode, nesse período de vindima, assistir ao recebimento das uvas na vinícola. Isso é possível de segunda a sexta, a partir das 12h.

Finalize o dia com um happy hour na Casa di Pasto

Os turistas que visitam Bento Gonçalves também podem conferir a mais nova opção de enoturismo da Família Salton. A Casa di Pasto Família Salton abriu as portas ao público na rota Caminhos de Pedra em um espaço que une história, gastronomia, turismo e lazer. A novidade apresenta ao visitante uma experiência completa ao universo do vinho.

Uma cave subterrânea está entre os ambientes que possibilitam a imersão à história e aos produtos da Salton. Os visitantes também podem realizar degustações e programações especiais e acessar espaços como rooftop, mezanino, loja e bar.

O empreendimento está localizado na Rodovia VRS, 855, Lote 82, Distrito São Pedro. O funcionamento é de quinta a domingo, das 11h às 19h.

Algumas dicas:

Preste atenção no período ideal: todos os meses do ano reservam algo especial para um passeio em uma vinícola na Serra Gaúcha. Mas se a ideia é prestigiar a vindima, prefira ir antes da época de colheita, assim você ainda vai conseguir contemplar a uva nos parreirais! Isso acontece de dezembro a março – mas o mês de fevereiro é o que costuma ter mais atrações de colheita.

Qual é a cidade que você quer visitar: cidades como Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha são as que concentram o maior número de atrativos relacionados à vindima. E é em Bento Gonçalves que está a Vinícola Salton, um ponto obrigatório de visitação para quem quer aliar cultura, história e a degustação de excelentes vinhos e espumantes.

Programe um roteiro de visitação ou contrate um guia de turismo: são muitas vinícolas espalhadas pela região. Em média, é possível conhecer de uma a duas vinícolas por dia com mais tranquilidade. Considere o tempo que você terá disponível e escolha algumas opções. Um guia é também uma boa ideia porque visitar vinícolas demanda deslocamento, visto que elas podem ficar mais afastadas dos centros das cidades. Tendo em mente que o passeio envolve degustação, considere contratar translado ou guia de modo a ter um passeio ainda mais seguro.

 

 

Sobre a Família Salton

A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Apreciados em cerca de 30 países, seus rótulos acumulam mais de 130 premiações nacionais e internacionais, conquistadas nos três últimos anos. Com 112 anos, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…