Como os portugueses celebram festas juninas

Assim como no Brasil, em Portugal, junho é o mês dos Santos Populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Esses santos católicos são celebrados com festas e arraiais por todo o país nas noites dos dias 13, 24 e 29, respectivamente. Embora as festas hoje façam parte das tradições cristãs, elas tiveram origem em regiões com tradições pagãs para comemorar o início do verão, época de colheitas, abundância e fertilidade.

Imagine as festas juninas brasileiras misturadas com o Carnaval: as Festas dos Santos Populares em Portugal são assim. Elas são muito animadas e, ao contrário do Brasil, acontecem nas ruas, que são decoradas com bandeirinhas, fitas e manjericos (conhecidos como “ervas dos namorados”), porque, segundo uma antiga tradição, os rapazes presenteavam suas namoradas com pequenos vasos de manjericos no dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. As procissões e as marchas populares passam por essas ruas, e os bailes também acontecem nelas. A música está sempre presente. No menu, os ingredientes essenciais são sardinhas assadas, bifanas (bifes de porco), arroz doce, cerveja, vinho e ginjinha (uma bebida típica feita com cerejas vermelhas fermentadas em aguardente, açúcar, água e canela).

As Festas dos Santos Populares acontecem por todo o país, mas o epicentro, sem dúvida, está em Lisboa, com o Porto em segundo lugar: Santo Antônio em Lisboa, São João no Porto e São Pedro na Póvoa de Varzim ou Sintra. Em Lisboa, a tradição são as marchas populares e os casamentos na Igreja de Santo Antônio, sem esquecer das sardinhas no pão e do aroma de manjericão. Nas praças e vielas medievais, as pessoas comem caldo verde e sardinhas assadas, cantam e dançam a noite toda. Outro momento marcante é a procissão de Santo Antônio, que sai de sua igreja, localizada em Alfama, perto da Sé, no lugar onde o santo nasceu por volta de 1193. Em Póvoa de Varzim, Sintra e em vários outros municípios, São Pedro é celebrado no dia 29, com mais balões, caldo verde e vinho para acompanhar.

A festa de São João no Porto é a comemoração mais esperada do ano. E não é para menos: ela movimenta toda a região, no norte de Portugal, não apenas no dia 24 de junho, mas durante todo o mês. Pessoas de várias regiões do país vêm para lá, muitos eventos acontecem ao mesmo tempo e tudo fica decorado com bandeirinhas coloridas e balões. Se antigamente as pessoas batiam umas nas outras com alho-poró, hoje em dia usam martelos de plástico; além dos impressionantes fogos de artifício lançados à meia-noite sobre o rio Douro, também são soltos balões de ar quente multicoloridos, em uma das celebrações mais bonitas dessas festividades populares. A noite termina para muitos na praia, para ver o nascer do sol ou tomar um banho matinal, como manda a tradição.

WOW – World of Wine

Olha que interessante!

A menos de um mês da noite mais longa do Porto, o WOW (World of Wine) em Vila Nova de Gaia está preparando uma programação completa para celebrar o São João. O WOW é um quarteirão cultural que abriga sete museus, 12 bares e restaurantes, uma escola de vinho, uma fábrica de chocolates, lojas temáticas e um espaço para exposições. O complexo vai abraçar a cultura popular portuguesa em toda sua grandiosidade, preparando um arraial típico que se estenderá por diversos espaços, desde a animação até a comida.

No menu, serão servidas sardinhas assadas (símbolo máximo das Festas dos Santos Populares), fêveras (carne de porco cozida sem osso nem gordura) e barriga de porco no pão. Também haverá caldo verde e, para aqueles que não apreciam as iguarias mais tradicionais, pizzas, sanduíches de pernil e os sanduíches típicos portugueses à base de carne de porco, as bifanas, e de carne de vaca, os pregos, em locais designados. Tudo isso poderá ser acompanhado à vontade por cerveja e vinho em taça, além de refrigerantes e água.

Quanto à animação, o ponto principal da celebração será na Praça Central do WOW, que será como um camarote para assistir aos fogos de artifício da cidade do Porto, para não perder o lado mais genuíno da festa. Haverá música ao vivo das 20h às 4h, incluindo marchas típicas de São João, música popular e DJ. A animação também se estenderá por outras duas áreas do WOW, com entretenimento itinerante e DJs das 20h às 24h.

Para que a celebração seja feita sem restrições, foi criado um bilhete único que, no dia do evento, será trocado por uma pulseira que dará acesso a todos os espaços da festa, com comida e bebida à vontade durante toda a noite (20h às 4h). O valor dos bilhetes é de 35€ para os primeiros que comprarem online. Além disso, foram criados dois descontos especiais: grupos com mais de 10 pessoas que comprarem bilhetes juntos terão um desconto de 10%, e crianças até os quatro anos pagam metade do valor.

Para aqueles que preferem uma celebração mais intimista, há quatro restaurantes no WOW onde é possível garantir um lugar: 1828, Angel’s Share, Barão Fladgate e Mira Mira by Chef Ricardo Costa. Cada um oferece um menu diferente, mas todos têm uma vista única para vários pontos do Porto, permitindo que os visitantes apreciem os fogos de artifício à meia-noite.

Legal né? Já quero marcar minha viagem pra Portugal!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…