Concha Y Toro é líder no Brasil

A Concha y Toro reporta sua liderança no mercado brasileiro nesse início de ano, sendo a vinícola mais conhecida e de maior expressão no país. Sua principal marca, Casillero del Diablo, segundo a Kantar, é a mais lembrada entre consumidores de vinhos importados.  Dados da Nielsen, por sua vez, atestam que a gigante chilena é a vinícola líder de mercado em vinhos importados, sendo quase três vezes maior em market share que o segundo colocado. O rótulo Reservado Concha Y Toro ocupa primeiro lugar em vendas no país, e Casillero del Diablo, o segundo, de acordo com a consultoria.

A estratégia de crescimento da companhia vem causando impacto significativo no mercado de vinhos brasileiro nos últimos anos, com lançamentos de novos rótulos e ferramentas para facilitar o acesso a seus produtos, caso do seu e-commerce www.descorcha.com.br  inaugurado no ano passado. Ainda este ano, a companhia traz ao mercado os vinhos orgânicos e biodinâmicos de sua subsidiária Bonterra, na Califórnia, e a safra 2020 de seu vinho ícone, Don Melchor. A chegada desses novos rótulos atende à estratégia de premiunização da companhia, que aposta no potencial brasileiro para o consumo de vinhos de 3 e 4 dígitos. Também está prevista a chegada de Casillero Del Diablo Belight, em versão branco e rosé, que apresentará menos calorias por taça com o mesmo sabor e complexidade de um vinho regular, devido a seu processo de elaboração.

No último relatório de resultados da companhia, Eduardo Guilisasti, CEO da Viña Concha y Toro destacou a melhoria do mix de vendas, com produtos premium ou superiores respondendo por 49,2% da receita; o desempenho do segmento de vinhos super e ultra premium, que continuou a apresentar um sólido crescimento de dois dígitos (+35,8% em valor); e os excelentes resultados da joint venture Almaviva, que voltou a ser muito bem recebida este ano na Place de Bordeaux. O que no Brasil também se confirma. Conforme dados da Ideal Consulting a companhia reportou crescimento de 13,5% no segmento Invest representado pelas marcas Don, Melchor, Gran Reserva, Trivento, Marques de Casa Concha e Diablo. A meta para esse ano é dobrar as cifras de 2022.

O grupo chileno tem investido fortemente na construção de relacionamentos com distribuidores e varejistas locais, o que tem ajudado a aumentar sua visibilidade e credibilidade no mercado. Outro aspecto da liderança da Concha y Toro no Brasil tem sido seu foco na sustentabilidade. A empresa reconhece a importância de proteger o meio ambiente e tomou medidas para reduzir sua pegada de carbono e promover a agricultura sustentável, o que a levou a receber a certificação B Corp, que atesta as empresas que cumprem com as mais elevadas exigências em práticas ambientais e sociais, em linha com a agenda ESG. 

Em termos de marketing, a Concha y Toro foca em duas abordagens: consolidar a linha de vinhos de alta gama e ampliar a visibilidade de Casillero del Diablo, marca Top of Mind por diversas vezes consecutivas. 

A vinícola chilena tem uma história rica que remonta ao final do século 19 e cresceu para se tornar um dos maiores produtores de vinho do mundo. No Brasil, a Concha y Toro se estabeleceu como líder na indústria do vinho por meio de sua abordagem inovadora de liderança e marketing. Um dos principais fatores do sucesso da Concha y Toro no país tem sido sua capacidade de adaptação ao mercado local. A empresa tem trabalhado para entender as preferências e gostos do consumidor brasileiro ao desenvolver linhas de vinhos para atender às suas necessidades.

Por fim, a liderança da Concha y Toro no mercado brasileiro também se caracteriza pelo compromisso com a excelência. A empresa tem um forte foco no controle de qualidade e na garantia de que seus produtos atendam aos mais altos padrões. Isso ajudou a estabelecer a vinícola como marca confiável e líder no mercado de vinhos brasileiro. A Vinícola estabeleceu um padrão elevado e sua liderança é resultado da capacidade de entender as necessidades de seus clientes, seu compromisso com a sustentabilidade, sua abordagem inovadora de marketing e seu foco na excelência.

Sobre a Viña Concha Y Toro

Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países.

Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…