Do Brasil para Luxemburgo

Em 2017, um grupo de jovens começou a produzir vinho em sua casa, inicialmente com apenas 300 garrafas. Agora, em 2023, planejam alcançar a marca de 80.000 garrafas e estão expandindo para o mercado europeu. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi estão celebrando a exportação de 600 garrafas de vinho para Luxemburgo.

O embarque ocorreu em 24 de outubro e a expectativa é que essas garrafas estejam nas mesas dos apreciadores luxemburgueses ainda este ano. O lote inicial, composto por dois rótulos da linha Foppa & Ambrosi Brazilian Collection – o Cabernet Franc e o Alvarinho – e o Tenuta Foppa & Ambrosi Insolito Blend Corte V, partiu de Garibaldi, na Serra Gaúcha.

 

Com seis anos de experiência à frente da vinícola, os enólogos estão entusiasmados com as oportunidades que se abrem para eles. A Tenuta Foppa & Ambrosi destaca-se como a única vinícola brasileira a produzir vinhos no Napa Valley, na Califórnia. Ao estrearem no mercado europeu, próximo aos principais players do setor, os jovens empresários expressam orgulho e renovada motivação para continuar seu trabalho. Foppa compartilha: “Estrear na Europa em um mercado tão maduro é incrível, nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais.” Ambrosi acrescenta: “Estamos focados em deixar nossa marca e conseguimos impressionar. É emocionante pensar que nosso vinho estará nas mesas dos luxemburgueses.”

O início dessa trajetória ocorreu quando um italiano residente em Luxemburgo visitou a vinícola em Garibaldi. Em um curto período de tempo, da visita ao fechamento do negócio, os jovens enólogos viram suas garrafas conquistarem espaço nos mercados de Luxemburgo e Bélgica. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Luxemburgo ocupa a segunda posição, logo atrás de Portugal, no consumo per capita de vinho, atingindo a marca de 55 litros.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…