Do Brasil para Luxemburgo

Em 2017, um grupo de jovens começou a produzir vinho em sua casa, inicialmente com apenas 300 garrafas. Agora, em 2023, planejam alcançar a marca de 80.000 garrafas e estão expandindo para o mercado europeu. Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi estão celebrando a exportação de 600 garrafas de vinho para Luxemburgo.

O embarque ocorreu em 24 de outubro e a expectativa é que essas garrafas estejam nas mesas dos apreciadores luxemburgueses ainda este ano. O lote inicial, composto por dois rótulos da linha Foppa & Ambrosi Brazilian Collection – o Cabernet Franc e o Alvarinho – e o Tenuta Foppa & Ambrosi Insolito Blend Corte V, partiu de Garibaldi, na Serra Gaúcha.

 

Com seis anos de experiência à frente da vinícola, os enólogos estão entusiasmados com as oportunidades que se abrem para eles. A Tenuta Foppa & Ambrosi destaca-se como a única vinícola brasileira a produzir vinhos no Napa Valley, na Califórnia. Ao estrearem no mercado europeu, próximo aos principais players do setor, os jovens empresários expressam orgulho e renovada motivação para continuar seu trabalho. Foppa compartilha: “Estrear na Europa em um mercado tão maduro é incrível, nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais.” Ambrosi acrescenta: “Estamos focados em deixar nossa marca e conseguimos impressionar. É emocionante pensar que nosso vinho estará nas mesas dos luxemburgueses.”

O início dessa trajetória ocorreu quando um italiano residente em Luxemburgo visitou a vinícola em Garibaldi. Em um curto período de tempo, da visita ao fechamento do negócio, os jovens enólogos viram suas garrafas conquistarem espaço nos mercados de Luxemburgo e Bélgica. De acordo com dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), Luxemburgo ocupa a segunda posição, logo atrás de Portugal, no consumo per capita de vinho, atingindo a marca de 55 litros.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…