Masterclass marca comemoração do dia de Portugal

Uma Masterclass com excelentes rótulos portugueses marcou a primeira parte das comemoraçoes do dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. A aula foi conduzida por Frederico Falcão, presidente da Vini Portugal na sala de eventos da Embaixada de Portugal.

O evento reuniu cerca de 25 pessoas, dentre sommeliers, donos de restaurantes, jornalistas, influencers e representantes da Associaçao Brasileira de Sommeliers do DF.

Ao todo, foram oito vinhos degustados – de diferentes castas e regiões. “A ideia foi apresentar um pouco do potencial vitivinícola Português. São mais de 250 castas e 14 regiões vinícolas que geram anualmente cerca de 7,5 mil hectolitros de vinho para o mundo”, frisou Falcão.
Para ele, apesar da queda na produção vitivinífera mundial em 2023, Portugal foi um dos países europeus que praticamente manteve sua produtividade.


A importância do Brasil no mercado de vinhos portugueses também foi salientada. “Atualmente, o Brasil é o principal importador quando não se leva em conta os vinhos fortificados”, explicou Falcão. Já quando são considerados os forticados, a França fica em primeiro lugar.

Os vinhos degustados foram:
Aveleda Loureiro e Alvarinho Branco 2022 – Vinhos Verdes
Mateus Dry Selection Rosé 2022 – Bairrada
Textura da Estrela Tinto 2020 – Dão
Crasto tinto 2020, Douro
São Sebastião Reserva tinto 2021 – Lisboa
Taboadella Reserva Jean tinto 2021 – Dão
Dona Ermelinda Reserva Tinto 2021 – Palmela
Tapada do Chaves Reserva Tinto 2017 – Alentejo

A minha grande surpresa foi com o vinho Textura da Estrela tinto do Dão feito de Jaen, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Vinho intenso, com taninos marcantes, notas de violeta, terra e frutas negras. Um vinho que envelhece por mais uns 15 anos ao menos. Detalhe: a vinícola produtora é propriedade de brasileiros residentes em Portugal.

Leia também – Evento com presença de Luis Pato em Brasília

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Zante Restaurante: Uma viagem à culinária grega no Restaurant Week

Em tempos de calor intenso, nada melhor do que se refugiar em um ambiente arborizado…

Degustação exclusiva de Almaviva com Michel Friou em Brasília

Ontem, tive a oportunidade (e privilégio) de degustar em primeira mão a safra 2022 de…

Restaurant week no Mezanino: Almoço com vista na Torre de TV

Com as altas temperaturas e a seca intensificando o calor em Brasília, encontrar um local…

Conheça as marcas de vinho mais valiosas do mundo

As 10 marcas de vinho mais valiosas do mundo, segundo a Brand Finance, foram selecionadas…