Comer, beber e conversar: é só começar!

Dia desses fui convidada para participar de um grupo enogastronômico que reúne jornalistas, enófilos, empresários, chefs de cozinha e organizadores de eventos de Brasília. A proposta do grupo é simples: ampliar os contatos entre os participantes com reuniões à base de vinhos, comida e boas conversas. As regras: alguém cede o espaço; cada integrante leva um rótulo para compartilhar com os demais; a cada encontro, um se voluntaria para elaborar e preparar o cardápio e todos ajudam na organização e limpeza do ambiente. Ao final do evento, os custos são levantados (com exceção dos vinhos) e rateados entre os participantes, possibilitando a todos uma noite agradável, com bons vinhos, boa comida e valor excelente (entrada, prato principal e sobremesa tem custado, em média, R$35 por pessoa com direito a bis).

Reuniões sempre regadas à base de bons vinhos e boa comida.
Reuniões sempre regadas à base de bons vinhos, boa comida e a preço justo.

Vinhos variados – No primeiro encontro, cada um dos participantes levou um vinho de sua preferência e a reunião aconteceu com muita conversa boa e gargalhadas. Não houve rigor técnico durante a degustação dos vinhos, mas, sempre que possível, alguém de forma descontraída manifestava sua opinião sobre o rótulo degustado. Quem foi teve a oportunidade de apreciar diversos estilos de vinho (das mais variadas faixas de preço, uvas e regiões) que variaram de frescos e aromáticos espumantes nacionais – a exemplo do Dom Brut Rosé – a encorpados e tânicos, como o Château Vachon de Saint Emilion (Bordeaux).

Quem foi teve a oportunidade de apreciar diversos rótulos (das mais variadas faixas de preço, uvas e regiões) que variaram de frescos e aromáticos espumantes nacionais a encorpados e ligeiramente tânicos
Quem foi teve a oportunidade de apreciar diversos rótulos (das mais variadas faixas de preço, uvas e regiões) que variaram de frescos e aromáticos espumantes nacionais a encorpados e ligeiramente tânicos

Harmonização – Não houve rigidez com a harmonização durante a noite, mas todos foram unânimes em combinar o delicioso prato principal – risoto de tangerina com bacon e queijo gouda – com uma taça do maravilhoso rosé de Provence Vaint Vidoine. Também harmonizei o risoto com o delicioso e intenso “Irmãos Rosé” do Douro e ficou sensacional. O menu foi preparado por César Santos, um dos organizadores do evento Brinda Brasil, que se revelou um excelente Chef de cozinha.

Risoto de tangerina com bacon e queijo gouda - preparado pelo Chef revelação César Santos - harmonizado com um rosé de Provence.
O Risoto de tangerina com bacon e queijo gouda – preparado pelo “Chef revelação” César Santos –  foi harmonizado com o rosé de Provence

Continuidade – O segundo encontro seguiu a fórmula do primeiro: cada um levou seu vinho e um dos integrantes foi para a cozinha mostrar seus dotes culinários. Dessa vez, o evento aconteceu na casa de uma das integrantes do grupo, a Rachel Alves que, é a presidente da Confraria Amigas do Vinho (Seção DF).

O segundo encontro foi realizado na casa de Rachel Alves, presidente da Confraria Amigas do Vinho (Seção DF): noite agradável.
O segundo encontro foi realizado na casa de Rachel Alves, presidente da Confraria Amigas do Vinho (Seção DF): noite agradável.

Menu requintado – A preparação da comida ficou a cargo da Chef Renata Mandelli, conhecida em Brasília por produzir geleias, manteigas e antepastos maravilhosos, que contou com o apoio de César Santos, e preparou um cardápio super requintado para o evento.

IMG_5357
A preparação da comida ficou a cargo de Renata Mandelli, conhecida em Brasília por suas geleias, manteigas e antepastos maravilhosos, que contou com o auxílio de Cesar Santos. Chefs maravilhosos!!!
Bruschettas de sweet grape, alho e manjericão e de pesto e cottage. Os detalhes fazem a diferença.
A entrada: bruschettas de sweet grape, alho e manjericão e de pesto e cottage. Os detalhes fizeram a diferença.
Tagliatelle com trio de cogumelos frescos e grana padano: prato principal.
Tagliatelle com trio de cogumelos frescos e grana padano: prato principal.
Compota de pêssegos frescos com calda de especiarias e sorvete de fior di latte: sobremesa.
Compota de pêssegos frescos com calda de especiarias e sorvete de fior di latte: sobremesa.

Novidades da Salton – Durante o encontro foram degustadas as três novidades da Salton recentemente apresentadas no programa Winebar  (confira post específico aqui): o espumante Salton Poética Rosé, o branco Salton Paradoxo Gewurztraminer e o tinto  Salton Intenso Marselan/Teroldego,  além de  outros deliciosos rótulos.

Vinhos da Salton  do Winebar
Na oportunidade, foram degustadas as novidades da Salton que também foram apreciadas no Winebar deste mês.

Fica a dica – Como boas ideias existem para serem seguidas, se você ama vinho e boa comida, reúna um grupo de enófilos e sugira aos participantes algo parecido. Muitas confrarias surgiram assim (ver post). Afinal, comer, beber e conversar e só começar, não é mesmo? Para que a reunião fique ainda melhor é importante evitar falar mal de pessoas, de política e de religião (#ficadica).

Confira as fotos da última reunião no Facebook do Blog Vinho Tinto.





Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

2025 com vinhos italianos em ascensão no Brasil

Os vinhos italianos estão em plena ascensão no mercado brasileiro. Só nos três primeiros meses…

Uvas PIWI e a Revolução Verde na Viticultura

As uvas PIWI estão ganhando cada vez mais atenção no mundo do vinho, especialmente por…

Ratos “Sommelier”: Estudo Revela Que Eles Conseguem Distinguir Sauvignon Blanc de Riesling

Ratos Reconhecem Variedades de Vinho: Descoberta Surpreendente sobre a Percepção Olfativa Um estudo recente publicado…

Os Mistérios da Ressaca e Por Que Algumas Pessoas Parecem Imunes

Quem já exagerou na taça sabe: no dia seguinte, a festa cobra seu preço. Dor…