A Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) lançou um curso inédito e inovador destinado a empreendedores e profissionais do mundo intitulado: “Comunicação e Mercado do Vinho”. É considerado o mais abrangente e completo curso sobre negócios do setor vitivinícola e também pode ser feito por enófilos que desejam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
O programa aborda, de forma sistemática e didática, todos os principais tópicos relacionados à dinâmica de mercado, perfil do consumidor e ferramentas de construção de marca e comunicação para atuar no mercado brasileiro. “Esse é um momento apropriado para as pessoas adquirirem mais conhecimento. Vivemos um momento de transição e incerteza no mercado. Este curso traz os caminhos seguros a seguir e as ferramentas necessárias para enfrentar e superar a crise”, afirma o presidente da ABS-RS, Orestes de Andrade Jr.
Conteúdo diferenciado na ABS-RS
O curso terá quatro módulos e 24 temáticas. O primeiro módulo terá a primeira aula ao vivo, on-line, na terça-feira, 26 de maio, às 19h, na plataforma Zoom. Os outros três módulos também serão ministrados pela mesma plataforma, sempre às terças, nos dias 2, 9 e 16 de junho, às 19h. Os alunos poderão rever o conteúdo gravado sempre que quiserem, por 120 dias.
Neste primeiro módulo, intitulado “O Presente e o Futuro do Mercado Brasileiro de Vinhos”, serão tratados temas como os panoramas do mercado mundial e brasileiro, o futuro dos vinhos nacionais e internacionais, além das operações dos canais on-trade e off-trade. O segundo módulo abordará o perfil do consumidor, o terceiro o poder das marcas e, o quarto, como se relacionar e engajar pessoas.
Professores especializados
As aulas serão dadas por dois professores capacitados: o jornalista, social media e especialista em gestão de crise, liderança, inovação e gestão 3.0, Orestes de Andrade Jr., e a empresária e consultora em gestão de categoria de vinhos para o grande varejo e em gestão comercial para vinícolas brasileiras, Andreia Gentilini Milan. Os participantes que cumprirem os requisitos mínimos do curso receberão certificado da ABS-RS reconhecido internacionalmente.
“Antes de saber o que fazer e como fazer, é preciso ter bem clara a situação do mercado atual e o que vai acontecer num futuro próximo. Além disso, é preciso entender o perfil do consumidor de vinho. É isso que vamos abordar no curso, oferecendo ferramentas práticas para atuação efetiva e de sucesso para profissionais e empresas”, explica Andreia Milan.
“Todo mundo quer inspirar e engajar os consumidores. Mas poucos investem tempo para descobrir como fazer isso de forma concreta. No curso, vamos mostrar técnicas e oferecer instrumentos para construir marcas fortes e para transformar clientes em embaixadores dessas marcas”, observa Orestes de Andrade Jr.
Cofira o conteúdo em detalhes
MÓDULO 1: O PRESENTE E O FUTURO DO MERCADO BRASILEIRO DE VINHOS
– Panorama do mercado mundial
– Panorama do mercado brasileiro
– O futuro dos vinhos importados
– O futuro dos vinhos brasileiros
– Com funcionar e como operar bem os canais de venda no on-trade
– Com funcionar e como operar bem os canais de venda no off-trade
MÓDULO 02: O PERFIL DO CONSUMIDOR
– Comportamento do consumidor mundial
– Comportamento do consumidor brasileiro
– Tendências de consumo
– Impacto de cada geração
– A percepção de valor de produto
– Dinâmica das diferentes categorias de preço
MÓDULO 03: MARCA, O TESOURO ENTERRADO
– Como construir uma marca consistente e inspiradora
– Passo a passo para construir uma marca forte no mercado do vinho
– Entendendo as necessidades dos consumidores de vinho
– Erros e acertos no processo de construção do posicionamento estratégico
– Embalagem: tão importante quanto o conteúdo
– Cases de sucesso
MÓDULO 04: COMO SE RELACIONAR E ENGAJAR PESSOAS
– O poder do relacionamento
– O papel do Marketing
– Como conquistar embaixadores para sua marca
– Como as marcas têm se comportado na pandemia do coronavírus
– Estratégias de relacionamento para dentro e fora da empresa
– Assessoria de Comunicação para o mercado do vinho
Curso On-line sobre Comunicação e Mercado do Vinho (ABS-RS)
De 26 de maio a 16 de junho: sempre às terças-feiras
Início das aulas on-line ao vivo: 19h
Investimento: R$ 1.490,00 (pode ser parcelado)
Inscrições: www.absrs.com.br
Mais informações: (54) 99972 0130 ou contato@absrs.com.br