Nesta quarta-feira, dia 25, a Família Salton chega aos 111 anos consagrando-se como líder na venda de espumantes no país e, sobretudo, visando inovação, tecnologia e sustentabilidade. A marca, que cresceu cerca de 70% na última década, é responsável por torná-la referência nacional no mercado de espumantes. Pra se ter ideia do protagonismo da marca no mercado brasileiro, a cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton (Nielsen, 2020). Seus rótulos são comercializados em mais de 30 países, reforçando sua força.
A marca prepara um novo empreendimento enoturístico na Serra Gaúcha e planeja, até 2030, atingir o faturamento de R$ 1 bilhão, além de se tornar carbono neutra. A Salton é a vinícola brasileira mais antiga em funcionamento, além de ser a primeira e única marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands Power (Wine Intelligence, 2018). Criou recentemente um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola. Os resultados se expressam por meio de seus rótulos que acumulam mais de 90 premiações nacionais e internacionais, apenas nos últimos três anos. O principal mercado consumidor da marca, fora do Brasil, é o norte-americano.
O reconhecimento internacional se reflete também nos indicadores de exportação da marca. Enquanto a Salton enviou mais de 1,1 milhão de garrafas para fora do Brasil, neste ano a expectativa é que o mercado internacional se mantenha firme, superando os índices já bastante positivos do ano anterior. Isso porque o primeiro trimestre de 2021 fechou com 75% de aumento no volume exportado, comparado ao mesmo período de 2020. A empresa enxerga potencial para elevar seus números de produção e de faturamento de forma significativa até 2030. A meta de R$ 1 bilhão de faturamento representa o dobro do valor previsto para 2021 e é projetada com base no crescimento exponencial registrado nos últimos 20 anos.
A empresa tem suas operações divididas em quatro unidades de negócio. A vinícola tem sede em Bento Gonçalves (RS); e conta ainda com a Azienda Domenico, em Santana do Livramento (RS); a Enoteca Família Salton, em São Paulo (SP); e o Complexo Presidente, em Jarinu (SP). O foco em inovação e tecnologia projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil.
Além das metas de expansão econômica, contando hoje com mais de 400 colaboradores, a Salton desenvolve uma gestão voltada às pessoas, estimulando o bem-estar, a qualidade e desenvolvimento. Líder no desenvolvimento enoturístico de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a companhia investe agora na expansão de suas atrações na região. A Família Salton também trabalha para se tornar a primeira companhia do setor vitivinícola no Brasil a ser carbono neutra, em toda sua cadeia produtiva, até 2030, com um projeto em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS) já está em andamento. A pesquisa identificará o impacto ambiental da Salton, mapeando as melhores práticas, propondo ações mitigatórias, preparando a empresa para reduzir novas emissões e, eventualmente, compensar as que não podem ser evitadas, seja por meio de compra de créditos de carbono ou reservas ambientais. A pesquisa faz parte do Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento da Família Salton, criado em 2020.
Mais informações no site: https://www.salton.com.br/
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