Aurora é única vinícola brasileira a conquistar grande ouro

A Cooperativa Vinícola Aurora recebeu reconhecimento internacional por sua excelência vinícola no prestigiado concurso Vinalies, realizado em Cannes, França. O destaque foi o Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos, que conquistou a cobiçada medalha de grande ouro,tornando-se o único vinho brasileiro a receber essa distinção. Esta conquista é ainda mais significativa, considerando que o Gioia Merlot já havia sido premiado com outra medalha de grande ouro no Cittá del Vino, na Itália.

A edição especial do recém-lançado vinho Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon safra 2019 também obteve sua primeira medalha de ouro, demonstrando a consistente qualidade dos produtos da cooperativa. Além disso, os renomados espumantes Moscatel Branco e Moscatel Rosé foram agraciados com medalhas de ouro, reforçando sua posição como os produtos mais premiados da história da Vinícola Aurora.

O enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio, enfatizou a importância do reconhecimento do Gioia Merlot no país de origem da uva, destacando a harmonia entre a uva Merlot e o terroir da Serra Gaúcha. Ele também ressaltou a seriedade da Denominação de Origem Vale dos Vinhedos, que assegura a autenticidade e a qualidade dos produtos certificados.

Zilio enfatizou que o Gioia Merlot é um vinho diferenciado, elaborado como um produto nobre e com potencial de envelhecimento. Ele afirmou que a safra 2018 atingiu sua plenitude, mas ainda possui pelo menos cinco anos de evolução pela frente. Seu preço médio é de 180 reais .

Além das premiações concedidas ao Gioia Merlot, Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon e aos espumantes Moscatel, Zilio destacou a capacidade da cooperativa na produção de vinhos tranquilos e espumantes de alta qualidade, reconhecida internacionalmente.

O concurso Vinalies celebrou seu 30º aniversário em 2024, com as degustações realizadas entre os dias 1º e 5 de março, em Cannes, com a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da Federação Mundial das Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Bebidas Espirituosas (Vinofed).

A Cooperativa Vinícola Aurora, líder nacional nos segmentos de vinhos finos, suco de uva integral e coolers, possui um portfólio de 220 itens e é a vinícola mais premiada do Brasil, com 872 medalhas conquistadas em concursos nacionais e internacionais.

Fundada em 1931, em Bento Gonçalves (RS), a cooperativa conta atualmente com 1,1 mil pequenos produtores de uvas cooperados em 11 municípios da Serra Gaúcha. Com um compromisso sólido com o cooperativismo, a Aurora promove uma economia sustentável, reconhecendo e valorizando o trabalho dos viticultores, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.

Leia também – Riesling Itálico da Eurora 

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos para curtir no outono

Com a chegada do outono e suas temperaturas amenas, o clima agradável entre o fim…

Setor vitivinícola do Rio Grande do Sul será o primeiro projeto de localg.a.p do Brasil

Produtores rurais, vinícolas e indústrias de processamento de uva estão concluindo as auditorias para a…

Restaurante de chefs famosos em São Paulo usa tecnologia para evitar quebras de estoque e até gerir abertura de garrafas de vinhos

A eficiência na gestão de estoque é um componente crucial para o sucesso de bares,…

Bla’s Cozinha de Culturas lança novo menu executivo

O restaurante Bla’s Cozinha de Culturas, situado na 406 Norte, está lançando seu novo menu…