Notas de vinho por Etienne Carvalho – Ed. 29

Brasil na Pro Wein 2024

A ProWein – feira de internacional de vinhos e destilados – está acontecendo em Dusseldorf até dia 12.03  e o Brasil está fazendo bonito por lá com um pavilhão especial organizado pela Wines of Brazil, Consevitis e Apex Brasil. As gaúchas Salton, Garibaldi, Miolo, Vita Eterna, Ponto Nero, Casa Valduga, Pizzato e a mineira Barbara Eliodora contam com estande no local. Amitié, Bueno e Foppa & Ambrosi também marcam presença em estande único. Representando a ABSDF no evento, está Mara Flora Krahl (dir. Enogastronomia e Enoturismo) e Sivaldo Moreira (Conselheiro Fiscal da Associação). Na foto, o casal  (centro) posa com os diretores da ABSRS que também participam do evento.
O Casal Mara Flora e Sivaldo (dir. ABSDF) ao centro, ladeados à dir. por Júlio César Kunz, Maurício Roloff e à esq. por  Andreia Gentilini Milan e Marcelo Vargas da ABSRS

Projeto Vinhas

Um projeto de Desenvolvimento e Tecnologia para o fomento da Vitivinicultura no Distrito Federal, desenvolvido no âmbito da Unb, e coordenado por Marcia Longen Zidel, doutora em Engenharia de Produção, começou a movimentar o DF com pesquisas científicas e seminários. É o Projeto Vinhas, que tem amparo do governo local e já recebeu investimento inicial de R$786 mil da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) para aprimorar toda a cadeia produtiva e estruturar o enoturismo na capital federal. Se as ideias continuarem saindo do papel e o recurso for bem utilizado, em breve Brasília será parada obrigatória na rota do vinho nacional. Vamos torcer para o sucesso do @projetovinhas.

Kinjo Nikkei na QI 17

O Kinjo Nikkei abre suas portas esta semana em um novo endereço. Ele entra no lugar do Sagrado Mar, localizado na QI 17 Fashion Park, no Lago Sul. O restaurante dedicado à gastronomia nikkei, uma fusão culinária de pratos peruanos com sabores e técnicas japonesas, possui cardápio assinado pelo chef peruano Marco Espinoza, um dos sócios do empreendimento ao lado de Ivone e Antonio Carvalho. A carta de vinhos da casa é elaborada pelo sommelier Alexandre Azevedo e conta exclusivamente com rótulos da importadora e Distribuidora Vinhos S.A. Sucesso ao Kinjo Nikkei!!!! @kinjonikkei.br

Vinícola Uvva em Brasília

A Vinícola Uvva, que produz vinhos finos de alta qualidade em Mucugê, na Bahia, acaba de completar dois anos de existência. O projeto desenvolvido na Chapada Diamantina é um marco para a vitivinicultura local e corrobora o potencial dos vinhos de colheita de inverno produzidos no Brasil. Para comemorar, o diretor de eventos da ABSDF Fernando Brito está organizando um jantar harmonizado com alguns dos principais rótulos produzidos pela vinícola. O evento deve acontecer no dia 24 de maio e promete ser uma experiência inesquecível, uma vez que alguns dos vinhos que serão servidos no jantar são vendidos apenas na vinícola. Também está sendo negociada a vinda do produtor da vinícola, Fabiano Borré para apresentar os rótulos. @_abs_df.

Vinhedo Energético

A empresa Lord of the Brands, comandada por Dai Nasteoli, está trazendo para o Brasil os vinhos italianos produzidos pela Famiglia di Carlo a partir de uvas produzidas em um vinhedo biodinâmico e energético. O dono da vinícola Giannicola Di Carlo deu vida a esse projeto  graças as suas intuições e pesquisas. Ele criou um sistema de arte e cores dentro da vinha visando  torná-la um templo  onde natureza e homem se fundem com a energia cromoterapêutica das cores. A ideia com a iniciativa é  melhorar a biodiversidade, a vitalidade do solo, as frequências positivas nas plantas e frutos, em pessoas e animais.O projeto de vinhas  enérgeticas biodinâmicas é chamado Vinhos para a Vida e foi patenteado pela família Di Carlo. @lordofbrands.oficial.

Le Jardin com mais espaço

O Le Jardin Bistrot que fica na 301 do Sudoeste ganhou mais espaço interno e está ainda mais preparado para realizar almoços, jantares e eventos especiais, como aniversários e degustações.  A ampliação foi pensada com o objetivo de manter o charme do espaço anterior, com todos os detalhes que remetem a um verdadeiro bistrô francês, mas agora com a possibilidade de receber o dobro de pessoas.  O Le Jardin Bistrot surgiu da ideia de trazer um pedacinho da França para o Brasil, num ambiente pensado para trazer a memória afetiva dos verdadeiros bistrôs parisienses. @lejardinbrasilia.
Márcia Cruz, Vinicius Oliveira e o Chef Tiago Santos proprietários do Le Jardin Bistrot Sudoeste

Consultoria em Vinhedos

O viticultor Ricardo Pereira,  proprietário da @provitis.consultoria, empresa especializada em consultoria na implementação de vinhedos já confirmou presença na segunda edição da feira de vinho Vinho no Lago. Ele estará com um estande da Provitis no evento. Aqueles que vislumbram ter um vinhedo próprio não podem perder a oportunidade de tirar dúvidas sobre a empreitada com o viticultor que presta consultoria para mais de 80% dos vinhedos do Distrito Federal e de Goiás.  A Feira Vinho no Lago acontece no Shopping Píer 21 de 15 a 17 de março com entrada franca e degustação gratuita de vinhos. Sempre das 12h às 22h. @vinhonolago

Ricardo Pereira, Provitis

MAV Club

Lara Torres (Wine C), Patrícia Vaz e Gabriel Cunha Campos estão trabalhando na fase final do projeto MAV (Mulheres Apreciadoras de Vinho) Club. O projeto visa manter o aprofundamento nos temas do mundo dos vinhos e a convivência entre as participantes. O MAV contará com experiências itinerantes, revista digital sobre vinhos e afins, promoções e lançamentos exclusivos para associados, além de experiências de degustação para casais com grandes e renomados rótulos. Aguardem, pois o projeto já está sendo finalizado e será lançado ainda esse semestre.

Gabriel Cunha Campos, Patrícia Vaz e Lara Torres (Wine C)

Nova Gerência no Brasis Ateliê Gastronômico

O Brasis Ateliê Gastronômico comandado pela chef Di Oliveira é uma excelente opção gastronômica para quem quer sair do convencional. Localizado no Lago Oeste, a 25km do centro de Brasília, o espaço tem atraído muitos curiosos com a proposta de imersão nos sabores brasileiros com diferentes tipos de menu degustação, inclusive às cegas. Recentemente, o time do restaurante ganhou mais força com a chegada do gerente e sommelier Renato Ruziguim (ex-Teta Cheese Bar) que promete promover ainda mais o local.

Mc Donald’s com vinho em lata

O Mc Donald´s da Argentina se uniu à Vinícola Santa Julia para lançar um menu especial pra a Festa da Colheita de 2024 (“La Fiesta de la Vendimia”, no menu “Sabores Mendoncinos”. A promoção é do Tomatimac, sanduíche inspirado no Tomaticán cuyano, receita argentina à base de tomate, que acompanha uma lata de vinho Syrah Rosé de 269 ml – o que equivale, em média, a duas taças. A promoção está disponível exclusivamente nos Mc Donalds de Mendoza. Sem dúvidas, uma ótima jogada de marketing e excelente oportunidade para democratizar o vinho.

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Semanalmente no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…