Reguengos Garrafeira dos Sócios 2019

Taí um vinho português que gosto bastante. Na verdade, eu gosto muito dos vinhos produzidos pela @carmimreguengos e esse Garrafeira dos Sócios é um dos meus prediletos. Quem traz esse vinho para o Brasil é a @portoaporto e a @casafloraimportadora.

É um vinho elaborado apenas em.safras excepcionais. O primeiro deles foi produzido em 1982. É um feito com as uvas tintas tradicionais do Alentejo – Alicante Bouschet, Aragonez (mesma Tempranillo) e Touriga Nacional passa 18 meses em barricas francesa e 24 meses em garrafa.

Detalhe em Portugal –
«Garrafeira», é uma menção reservada para vinho associada ao ano de colheita, de qualidade destacada e que tenha, no caso do vinho tinto, um envelhecimento mínimo de 30 meses, dos quais pelo menos 12 meses em garrafa de vidro.

No nariz é uma mistura de violeta, terra, alcaçuz e amoras. Tem um pouco de especiarias também. Na boca é bem concentrado, tem bom corpo, boa acidez e taninos domados. Tem notas de passas e ameixas tb e ótima acidez. De região quente tem 15,5% de álcool, mas está bem integrado. Preço médio – R$350.

Já provou algum Garrafeira?

Leia também – Tilenus Mencía 2003 – Um vinho espanhol especial !

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…