Aurora registra aumento no turismo e anuncia novos atrativos

A Cooperativa Vinícola Aurora, uma pioneira no enoturismo no Brasil, experimentou um notável aumento no número de visitantes no último mês. Após enfrentar um período de baixa em maio e junho devido às enchentes que causaram bloqueios de estradas e fechamento de aeroportos, a cooperativa registrou um expressivo crescimento em julho, com 14,4 mil turistas recebidos – quase o triplo do movimento registrado no mês anterior.

Os dados refletem o retorno do interesse pelos atrativos oferecidos nas três unidades da cooperativa: a Matriz e Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, e a unidade de Pinto Bandeira. Para continuar a expansão e revitalizar o enoturismo, a Aurora prepara a reinauguração de duas salas de degustação na unidade Matriz, localizada na área central de Bento Gonçalves. Entre as novidades está a tradicional Cave di Bacco, que desde a década de 1980 tem sido um dos principais pontos de atração para turistas.

Ana Maria de Paris Possamai, gerente de Turismo da Cooperativa Aurora, projeta uma consolidação contínua da recuperação do turismo nos próximos meses. “A retomada da atividade turística está intimamente ligada ao restabelecimento dos acessos e à reabertura do Aeroporto Salgado Filho, prevista para outubro. A reconstrução dos acessos requer mais tempo, e nesse período estamos nos readaptando”, explica Ana.

Além da reinauguração das salas de degustação, a cooperativa também planeja a abertura de um novo espaço na unidade Matriz, com capacidade para até 80 pessoas, até o final de setembro. Este espaço será destinado a eventos corporativos e a grupos de turistas interessados em cursos de harmonização e degustação. “Essas adições, juntamente com a reabertura do aeroporto, nos dão esperança de que teremos um bom fluxo de visitantes no fim de ano”, acrescenta Ana.

Atualmente, a Cooperativa Vinícola Aurora oferece 10 experiências distribuídas entre as suas unidades. Na Matriz, os visitantes podem explorar gratuitamente o histórico da cooperativa e participar de minicursos de degustação. No Vale dos Vinhedos, a oferta inclui degustações das linhas premium e super premium, além de harmonizações com chocolates. Em Pinto Bandeira, os turistas desfrutam de experiências ao ar livre, como o Wine Walk e piqueniques nos jardins.

Com essas novas iniciativas e o esperado retorno do fluxo de turistas de outros estados, a Cooperativa Vinícola Aurora está bem posicionada para continuar sua trajetória de sucesso e atrair ainda mais visitantes para a Serra Gaúcha.

Leia também – Jazz e pizza na parrilla agitam noites no Horta Cozinha Criativa

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

VIK 2021: Novo ícone chileno atinge 100 pontos por James Suckling

A vinícola chilena VIK lançou sua nova safra, o VIK 2021, que já alcançou 100…

São Patrício impulsiona enoturismo no Cerrado com vinhos exclusivos

Em Rianápolis, no coração do Cerrado goiano, a Vinícola São Patrício está despontando como uma…

Vinhos e espumantes elevam o churrasco no Dia do Gaúcho

Comemorar o orgulho gaúcho no 20 de setembro vai muito além de celebrar as tradições;…

Vinícolas são condenadas por uso irregular da marca “Vale dos Vinhedos”

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) condenou duas vinícolas por utilizarem…