A Concha y Toro, uma das vinícolas mais importantes da América Latina e a terceira maior do mundo, estará presente na ProWine (de 3 a 5 de outubro, das 12h às 19h), a feira de vinhos mais prestigiosa do mundo. A empresa apresentará seus novos lançamentos que prometem ser os destaques desta temporada. As marcas bem conhecidas Trivento, Diablo e Casillero del Diablo serão as estrelas do evento, demonstrando o compromisso da vinícola em continuar inovando e liderando o mercado vinícola após a pandemia.
Os visitantes da ProWine terão a oportunidade exclusiva de degustar esses novos vinhos em primeira mão, experimentando a paixão e o esmero da Concha y Toro na arte da vinificação. Com sua participação notável na feira, ocupando três estandes, a vinícola reforça sua posição como líder na indústria vinícola da América Latina e do mundo.
“Este evento deste ano vai além de apenas exibir nossas marcas; ele é, acima de tudo, um testemunho da resiliência da indústria vinícola chilena diante dos desafios pós-pandemia, que redefiniram o cenário do mercado de vinhos no país”, afirma Mauricio Cordero, CEO da Viña Concha y Toro Brasil.
Nesta edição, a vinícola oferecerá ao público duas palestras. A primeira acontecerá no dia 3 de outubro, às 13h45, com o tema “Trivento Golden Reserve Malbec: Descobrindo os Perfis dos Solos de Luján de Cuyo”, na qual o enólogo argentino Germán di Cesare conduzirá uma degustação de Malbecs de vinhedos de quatro regiões distintas.
No dia 4 de outubro, às 15h, Pietro Capuzzi, que atua como diretor de marketing da VCT Brasil, e Tito Urzúa, um experiente enólogo associado à marca Diablo, conduzirão uma palestra com um debate focado nas inovações relacionadas aos vinhos Casillero del Diablo e Diablo. O diretor de marketing observa que o cenário atual do mercado de vinhos está apresentando sinais encorajadores de recuperação após os desafios enfrentados durante a pandemia. Ele enfatiza a crescente demanda por experiências autênticas e pela excelência na qualidade, destacando que a Concha y Toro, com sua longa tradição e histórico de inovação, está bem preparada para atender a essa crescente expectativa dos consumidores.
Além disso, os visitantes terão a oportunidade de explorar os vinhos exclusivos do portfólio “Cellar Collection”, que consistem em vinhos raros e refinados originários de terroirs extraordinários no Novo Mundo. Um deles é o recentemente lançado Marques de Casa Concha Heritage, da D.O. Puente Alto. Além disso, o renomado vinho do grupo Don Melchor, representado pela Viña Don Melchor, estará disponível para degustação e apreciação.
Também estarão presentes no evento os enólogos das marcas Trivento e Diablo, incluindo Felipe Rossel, Diretor Global da Trivento, Stefano Martinez, Gerente Global da Casillero del Diablo, e Ignacio del Canto, Gerente Global da Reservado Concha y Toro.
Sobre Bodega Trivento
Bodega Trivento é a subsidiária argentina da Família de Vinícolas Viña Concha y Toro, e é um símbolo dos vinhos de alta qualidade da Argentina. Desde 1996, Trivento fomenta um portfólio exclusivo de vinhos que preserva o caráter dos terroirs de Mendoza, onde a uva Malbec adquiriu sua máxima expressão. Os três ventos que sopram pelas terras ensolaradas e áridas da região, criam o clima ideal para o cultivo desta uva. Essa combinação inspirou o símbolo e nome da marca, “Trivento“, e representa os ventos polar, zonda e sudestada. O contínuo investimento em pesquisa e tecnologia, infraestrutura e know-how, posiciona a Bodega entre as principais exportadoras de vinho do país, presente em mais de 50 países e dona da marca de vinhos argentinos nº1 no mundo.
Esta posição é resultado de uma construção de marca consistente e da excelência na produção do autêntico Malbec argentino, que garante para Trivento ser reconhecida como a marca de 91+ pontos pelos principais críticos de vinho do mundo ano após ano.
Sobre Don Melchor
O vinhedo Don Melchor tem desempenhado importante papel na história moderna do vinho chileno. Localizado na Cordilheira dos Andes, margem norte do Rio Maipo, no Vale do Maipo, a 650 metros acima do nível do mar, o vinhedo remonta a meados do século XIX, quando as primeiras variedades francesas pré-filoxera foram importadas da França. Atualmente é formado por 127 hectares, divididos em sete lotes, dos quais 90% correspondem à Cabernet Sauvignon, 7,1% à Cabernet Franc, 1,9% à Merlot, e 1% à Petit Verdot. O enólogo Enrique Tirado, atual Diretor Técnico e Enólogo do vinhedo Don Melchor desenvolveu uma longa e distinta trajetória na Vinícola Concha Y Toro. Ingressou em 1993 como encarregado das marcas premium da companhia, e a partir daí assumiu como enólogo gerente, a responsabilidade pelas marcas super premium e ultra Premium, incluindo Don Melchor. Foi sua extraordinária sensibilidade enológica, junto com seu incansável rigor, dedicação e estudo dos diferentes terroirs, que o permitiu ser designado em 1997 enólogo exclusivo de Don Melchor, o vinho ícone proveniente do destacado e reconhecido vinhedo de Puente Alto, e mais recentemente, CEO da Viña Don Melchor.
Sobre Diablo
Diablo chegou ao Brasil há apenas dois anos, mas já é o líder do segmento reserva especial (Nielsen, 2023). De proposta moderna e disruptiva, a marca foi desenvolvida para aqueles que buscam por experiências novas e extraordinárias. De personalidade marcante com um quê de mistério, Diablo vem para quebrar regras e convenções da categoria de vinhos, trazendo modernidade e atitude pra categoria.
Sobre Casillero del Diablo
Casillero del Diablo foi lançado em 1883 pela Concha y Toro, e hoje está presente em quase 150 países, com mais de 60 milhões de garrafas vendidas por ano.De acordo com o relatório Global Wine Brand Index, da renomada consultoria inglesa Wine Intelligence. Casillero del Diablo é a marca de vinho mais poderosa da América Latina – e a segunda do mundo pelo 5º ano consecutivo.
Sobre a Viña Concha Y Toro
Com mais de 135 anos de história, a Viña Concha y Toro é empresa líder no segmento de vinhos. Segundo dados da consultoria Wine Intelligence, atualmente é a maior exportadora de vinhos da América Latina e uma das principais marcas de vinho do mundo presente em mais de 130 países. Sediada em Santiago do Chile, possui 12.313 hectares de vinhedos plantados nos melhores vales vitivinícolas do Chile, Argentina e Estados Unidos. Tem 13 escritórios de vendas em seus principais mercados ao redor do mundo. Em 2021, a Viña Concha y Toro tornou-se uma Certified B Corporation, concedida para as empresas comprovadamente comprometidas com a agenda ESG.
No Brasil, a VCT, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no país todos os produtos das vinícolas Concha y Toro, Trivento (Argentina)e Bonterra, na California.