O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) estreia, nesta quarta-feira, 27 de novembro, o podcast Vai de Vinho Brasileiro, uma iniciativa que busca fortalecer a cultura do vinho nacional e aproximar o público das histórias, inovações e tradições do setor vitivinícola no Brasil. O projeto conta com o apoio do Sicredi e do Sebrae e será apresentado por Daniel Perches, influenciador digital e criador do perfil @vinhosdecorte.
Disponível em áudio e vídeo nos canais do Vinho Brasileiro no YouTube, Spotify e outras plataformas, o podcast terá episódios quinzenais gravados na Sala do Vinho Brasileiro, em Bento Gonçalves (RS). A iniciativa é vista como uma ferramenta importante para educar, inspirar e ampliar a conexão dos consumidores com o universo dos vinhos e espumantes brasileiros.
“Acreditamos que o Vai de Vinho Brasileiro será essencial para promover nosso vinho e fortalecer o mercado. É uma plataforma para educar, inspirar e conectar as pessoas ao que há de melhor na vitivinicultura nacional”, destaca Luciano Rebellatto, presidente do Consevitis-RS.
Primeira temporada: 10 episódios e temas variados
A primeira temporada do podcast contará com 10 episódios, abordando uma ampla gama de temas que vão desde a história do vinho brasileiro até inovações tecnológicas no setor. O episódio de estreia apresenta o papel do Consevitis-RS e seus projetos para o desenvolvimento da vitivinicultura no Brasil. Nos capítulos seguintes, o público terá acesso a discussões sobre:
•História do vinho brasileiro: evolução desde sua chegada ao país até os dias atuais.
•Terroirs do Brasil: características únicas das regiões vitivinícolas que tornam os rótulos brasileiros especiais.
•Diversidade de uvas: variedades tradicionais e aquelas desenvolvidas pela Embrapa Uva e Vinho.
•Sustentabilidade: desafios ambientais e econômicos enfrentados pelo setor.
•Vinho e cultura: o papel do vinho na gastronomia e nas tradições brasileiras.
•Turismo enológico: principais rotas do vinho e suas particularidades.
•Inovação e tecnologia: novas práticas na produção de vinhos brasileiros.
•Mulheres na vitivinicultura: celebração das contribuições femininas ao setor.
•Futuro do vinho brasileiro: tendências e expectativas para os próximos anos.
Ao final de cada episódio, os convidados participam de uma sessão de perguntas rápidas que inclui questões como “gelo no vinho, sim ou não?” e indicações de harmonizações ou rótulos favoritos. Essa abordagem leve e interativa aproxima os convidados do público, proporcionando momentos espontâneos e, muitas vezes, surpreendentes.
Cristina Carniel, gerente de promoção para o mercado interno do Consevitis-RS, explica que o podcast foi concebido para ser uma plataforma interativa e acessível. “Queremos que os apreciadores de vinhos brasileiros participem ativamente, sugerindo temas para as próximas temporadas. O assunto é fascinante e temos um potencial enorme para novas abordagens”, afirma Cristina.
Com a participação de mais de 20 profissionais convidados e temas cuidadosamente selecionados, o Vai de Vinho Brasileiro promete ser um marco na divulgação e valorização da vitivinicultura nacional, fortalecendo a presença do vinho brasileiro no mercado e na cultura do país.
Leia também – Moët & Chandon lança Grand Vintage 2016
Comentários