Em janeiro deste ano tive a oportunidade de participar de um evento incrível oferecido pela Embrapa – o Curso Básico de Elaboração de Vinhos que foi realizado nas instalações da Embrapa Floresta que fica em Colombo, região metropolitana de Curitiba-PR.
As aulas foram ministradas pelo enólogo João Carlos Taffarel, que também é sócio-proprietário da Vinícola Cave Antiga, localizada na Serra Gaúcha.
Foram dois dias (14 e 15 de janeiro) extremamente produtivos com informação teórica bem rica e bastante atividade prática!!!!
Um curso extremamente recomendado para quem sonha em se tornar um winemaker e produzir, mesmo que de forma artesanal, seu próprio vinho.
Segundo informações da Embrapa, o curso atende uma antiga e constante demanda de capacitação em processamento de uva, uma das principais formas de diversificação da propriedade rural e fonte alternativa de renda.
Turma Colombo 2020
Na minha turma havia 20 participantes, muitos, inclusive, já produziam vinho e suco de uva e se inscreveram para aperfeiçoar as técnicas de vinificação. Caso dos colegas Jorge Miola e Estácio Seixas, que fizeram questão de levar alguns de seus próprios vinhos e sucos de uva para serem apreciados pelos colegas da turma.
Análise Sensorial
Quem participou do treinamente teve também a oportunidade de ter aula prática em análise sensorial, momento fundamental para identificar os defeitos ou as características de um bom vinho.
Mão na massa
O ponto alto do curso foi realmente poder “colocar a mão na massa” e ver na prática muito daquilo que a gente aprende na teoria. A Embrapa Floresta em Colombo conta com uma cantina muito bem equipada.
Além do vinho tinto, fizemos também suco de uva integral. A uva utilizada foi a bordô – recém-colhida e muito linda!!!!
Dentre os vários instrumentos/equipamentos interessantes que podemos manusear estava o refratômetro – indispensável na produção do vinho é usado para determinar a concentração de açúcar no mosto.
Acompanhar e participar de cada processo – do desengace ao engarrafamento – com explicações técnicas detalhadas em todas as etapas foi algo realmente sensacional.
Contato Pós-Aula
Durante os dois dias de atividades foi possível receber fotos e conteúdos adicionais via WhatsApp em uma lista de transmissão específica criada pelos organizadores. Após o curso, foi criado um grupo específico com os participantes da turma de Colombo.
O grupo está de vento em popa e a gente pode trocar informações bem importantes sobretudo sobre uvas, maquinários, sulfitos etc. E o melhor de tudo: a gente acompanha de perto a produção dos colegas que compartilham suas experiências no grupo.
Centro-Oeste bem representado
Além de Colombo, o curso também foi realizado entre os dias 28 e 31 de janeiro em Bento Gonçalves-RS. Foram abertas mais duas turmas e chamou à atenção a representatividade da região Centro-Oeste, que tem se destacado como polo produtor de uvas e de processamento.
A professora Rachel Alves Massanori Nariyoshi, que também é a presidente da Confraria Amigas do Vinho de Brasília fez o curso em Colombo (PR) no ano passado e participou de uma das turmas em Bento esse ano para aprimorar os conhecimentos. Ela já começou a elaborar vinhos em sua própria casas em Brasília e vê a oferta do curso como uma importante estratégia da Embrapa para atender todos os cidadãos, sejam diretamente da área ou não.
Próximos Cursos
Os cursos de elaboração de vinhos e suco de uva são oferecidos pela Embrapa Uva e Vinho anualmente, por ocasião da Safra na Região Sul (janeiro/fevereiro). As próximas turmas estão previstas para 2021. A inscrição tem o custo de R$300,00. Quem participa integralmente do curso tem direito a certificado da Embrapa Uva e Vinho.
Leia também sobre o Curso de Viticultura Básica oferecido pelo IFRS a distância e gratuitamente.
Confira mais fotos clicando aqui.