Enólogo é o profissional que cuida da transformação da uva em vinho, supervisionando todo o processo de produção. Ele trabalha nos vinhedos e na indústria de vinhos, e não nos restaurantes.
Nas vinhas ele analisa os tipos de solo, o método de irrigação, a escolha das mudas e as técnicas de plantio, poda e colheita. Na indústria ele define as técnicas de vinificação, o tempo de maturação e o momento adequado de colocar o vinho no mercado. Algumas vezes atua como vendedor ao assumir a parte de marketing do produto. A sua formação pode ser feita por um curso técnico ou de graduação. Legislações específicas em vários países estabelecem os níveis de preparação e titulação dos responsáveis pela produção do vinho e de seus derivados
É uma profissão regulamentada no Brasil pela Lei n.11.476, de 29 de maio de 2007. Comumente, o enólogo é formado em Agronomia, com especialização na área, seja no Brasil ou no exterior. Existem poucas, porém excelentes faculdades de Enologia concentradas sobretudo na Europa (França, Itália, Portugal), nos Estados Unidos e Austrália. Também no Brasil poucas faculdades oferecem o bacharelado em Enologia, que inclui em seu conteúdo programático disciplinas teóricas de base como Botânica, Matemática, Estatística, Geologia, Microbiologia, Climatologia etc e algumas práticas, como vinificação, viticultura, marketing de vinhos, análise sensorial e controle de qualidade. A Enologia oferece ao profissional formado um vasto campo no mercado: suporte técnico para restaurantes e casas especializadas, crítico em revistas e outras publicações, trabalho em importadoras e grandes empresas do setor e, ainda, no desenvolvimento de vinhos de qualidade em pequenas ou grandes vinícolas.
Onde estudar Enologia no Brasil
Existem poucos cursos de Enologia no país e a maioria fica no Sul, principal região produtora. Confira alguns deles:
· Instituto Federal Campus Bento Gonçalves/RS: nível superior e técnico.
· Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense – Campus Visconde da Graça/RS: nível superior
· UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa – Campus Dom Pedrito/RS: nível superior
· IFPE – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Petrolina/PE: nível superior
· Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo – Campus São Roque/SP: nível superior
Já os cursos de Agronomia estão disponíveis em todo o Brasil. O ideal é optar por aqueles mais renomados, como o da Universidade de São Paulo (USP) ou o da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Após finalizar o curso de Agronomia, quem deseja trabalhar como enólogo pode realizar cursos de especialização, inclusive no exterior, em países produtores tradicionais como França e Itália.
Diferença entre enólogo e enófilo:
O escritor de Curitiba, Luiz Groff, faz uma analogia bem humorada sobre os enólogos e enófilos:
“O enólogo é o indivíduo que perante o vinho toma decisões, e o enófilo é o indivíduo que perante as decisões toma vinho”.
Enólogo do Ano de 2022 será revelado dia 22.10
Todos os anos a Associação Brasileira de Enologia (ABE) elege o enólogo do ano. O evento acontece desde 2004 em homenagem ao profissional da área. Este ano, a lista com 250 nomes aptos a disputar o voto de seus colegas foi compartilhada com os associados que, elegeram os três mais votados. Destes sairá o eleito, homologado pelo comitê formado pelos Enólogos do Ano já homenageados. A divulgação e entrega da distinção acontece nesta sexta-feira, 22, Dia do Enólogo, em jantar de confraternização da entidade que será realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves. Fiquem ligados!
Confira a lista dos enólogos já homenageados
Retrospectiva dos homenageados
Enólogo do Ano 2004 – Antônio Czarnobay
Enólogo do Ano 2005 – Gilberto Pedrucci
Enólogo do Ano 2006 – Firmino Splendor
Enólogo do Ano 2007 – Adriano Miolo
Enólogo do Ano 2008 – Ismar Pasini
Enólogo do Ano 2009 – Nauro José Morbini
Enólogo do Ano 2010 – Lucindo Copat
Enólogo do Ano 2011 – Daniel Dalla Valle
Enólogo do Ano 2012 – Dirceu Scottá
Enólogo do Ano 2013 – Juliano Daniel Perin
Enólogo do Ano 2014 – Delto Garibaldi
Enólogo do Ano 2015 – Christian Bernardi
Enólogo do Ano 2016 – Flávio Angelo Zílio
Enólogo do Ano 2017 – Carlos Abarzúa
Enólogo do Ano 2018 – Cedenir Fortunatti
Enólogo do Ano 2019 – Leandro Santini
Enólogo do Ano 2020 – Edegar Scorteganga