
A Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) irá comemorar nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, às 16h, seus 46 anos de existência em uma cerimônia transmitida ao vivo pelo YouTube da Embrapa. O chefe-geral Adeliano Cargnin conduzirá o evento e Guy De Capdeville, diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa, fará uma participação.
Serão apresentadas durante o evento informações sobre as novas formas de se realizar parcerias para o co-desenvolvimento de ativos tecnológicos com a Embrapa, além de mostrar três lançamentos de tecnologias em conjunto com parceiros da iniciativa privada, os quais acontecerão durante o segundo semestre de 2021.

Tecnologias:
• O Sistema de produção da BRS Melodia, uva de mesa sem sementes para o Semiárido nordestino, em parceria com a Embrapa Semiárido e produtores validadores;
• Crops – Sistema de Monitoramento de Doenças – módulo míldio da videira, em parceria com a Jahde Tecnologia;
• Relançamento da Taça do Espumante Brasileiro, numa parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Enologia e a Strauss, agora pertencente ao Grupo Oxford Site.
A organização atende aos diferentes agentes ou atores das cadeias produtivas da vitivinicultura e da fruticultura de clima temperado, que vão desde agricultores de assentamentos, agricultura familiar até o agronegócio de exportação, as quais apresentam diferentes níveis de competitividade.

Está localizada estrategicamente junto às principais regiões produtoras. Sua sede fica no município de Bento Gonçalves (RS), na Serra Gaúcha, principal região produtora de uvas para processamento, vinhos e demais derivados; sua estação experimental de Fruticultura Temperada, em Vacaria (RS), nos Campos de Cima da Serra, um dos principais polos de produção de maçãs e outras frutas de clima temperado; e na Região de Jales (SP), no Noroeste Paulista, que é um importante centro produtor de uvas de mesa do sudeste brasileiro, situa-se a Estação Experimental de Viticultura Tropical. Sua trajetória é pontuada por resultados da pesquisa científica que ajudaram a romper paradigmas e abrir fronteiras, apoiando os produtores a qualificar e diferenciar a sua produção e conquistar novos mercados.
Mais informações no site: https://www.embrapa.br/uva-e-vinho
Leia: Saiba qual é melhor tipo de vedação para seu vinho