Um das coisas mais interessantes e gostosas de fazer na hora de tomar um belo vinho é harmonizá-lo com as suas refeições! A intensidade do vinho usado depende principalmente de qual tipo de molho está sendo utilizado. Regra geral, quanto mais intenso o sabor do prato, mais encorpado deve ser o vinho. O que deve ser levado em conta na hora de escolher a bebida é o modo de preparo da receita e seus temperos. Tradicionalmente os pratos com carne vermelha são harmonizados com vinho tinto.
Você deve tomar cuidado com a incompatibilidade entre o tanino do vinho e o sal. Certifique-se que o excesso de sal tenha sido retirado da carne antes de consumi-la, dessa forma você aproveitará melhor a harmonização entre sua carne e vinho!
Aqui vão algumas recomendações gerais.
Cozida
Para harmonizar com carnes cozidas, existem um leque de opções, os tintos do Rhône ou um tempranilo são boas escolhas.
Grelhada
As carnes grelhadas e churrasco vão bem com vinhos tintos de bom corpo, ricos em taninos e com boa dose de fruta, seguidos sempre de boa acidez. Malbec e Tannat são opções ideais.
- Carnes bem passadas não ficam bem com vinhos tânicos, já que esses possuem um amargor indesejado. Harmonizam melhor com Merlot de intensidade média.
Com Molho
Se o molho tiver aroma e sabor intensos, com especiarias, a harmonização ideal é com um vinho mais potente.
- Vinhos feitos a partir da uva Shiraz harmonizam bem com carnes com molhos gordurosos e suculentos.
- Carnes que tiveram vinho utilizado no preparo do molho ficam bem servidas com o mesmo tipo de vinho utilizado no preparo.
Almôndegas
Por conta do molho de tomate é possível apostar em bons vinhos italianos. Um Chianti ou um Chianti clássico vão ser perfeitos.
Cordeiros e Carne de Caça
A Harmonização com esses tipos de carne devem ser com vinhos encorpados devido ao seu forte sabor.
- Harmoniza bem com vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon.
A Harmonização perfeita é uma arte e ela se desenvolve com a prática! O ideal é testar e experimentar para entender as combinações.
Em breve falaremos, de harmonização de vinhos com carnes brancas.