Representantes da Associação Brasileira de Sommeliers do Distrito Federal (ABS-DF) reuniram-se no último dia 26 de junho com os organizadores da I Feira da Uva e do Vinho do DF em um almoço realizado no Empório Casa da Uva, na região administrativa de Planaltina. O encontro teve por objetivo formalizar a participação da ABS-DF como apoiadora do evento, que será realizado nos dias 30 e 31 de julho e 01, 06 e 07 de agosto deste ano no Parque de Exposições de Planaltina-DF.
A I Feira da Uva e do Vinho do DF está sendo organizada pela mesma equipe responsável pela Feira do Morango de Brazlândia, evento que acontece há 20 anos. Segundo a equipe organizadora, a feira será uma oportunidade para apresentar o potencial do DF no cultivo da fruta. “Estamos planejando esse projeto há quatro anos e, finalmente, agora ele vai sair do papel. Brasília é uma potência no plantio da uva – ao todo já são 49 produtores por aqui. Além disso, alguns deles já estão investindo em maquinários para produzir suco e vinho”, afirma Marcelo Pereira, um dos organizadores do evento. Os detalhes da Feira, bem como cronogramas e atrações presenciais e on-line, serão divulgados em breve.
Participação da ABS-DF
A ABS-DF terá um estande no evento e será responsável por oferecer cursos, workshops e materiais relacionados ao mundo do vinho a profissionais da área e ao público em geral. Para o presidente da instituição, Sérgio Pires, a I Feira de Uva e do Vinho de Brasília vai ser muito importante para a região tendo em vista a importância deste momento em que o cultivo da uva e a produção do vinho do Cerrado de Altitude estão iniciando uma fase de grande expansão no DF. “Estamos felizes em atender o convite da comissão organizadora do evento e poder apoiar, desde o início, este projeto que só tende a crescer e se consolidar”, afirmou o presidente da ABS-DF.
Além da ABS, também apoiam o evento: Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Administração de Planaltina, a Emater – DF e a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e Superintendência Federal de Agricultura (SFA – DF).
Leia: Château Ausone e Château Cheval Blanc abrem mão da classificação de Saint-Emilion