
O sueco Jon Arvid Rosengren se consagrou no dia 19 de abril de 2016 como o melhor sommelier do mundo depois de vencer disputado concurso internacional realizado na cidade de Mendoza, na Argentina. O cenário foi o teatro Independência, onde foi condecorado após vencer, na final, a sommelier irlandesa Julie Dupouy e o sommelier francês David Biraud.

Jon já era detentor de títulos nacionais suecos e europeus e agora é o grande detentor do título de vencedor Maior Sommelier do Mundo, ao vencer o concurso de mesmo nome, que acontece a cada três anos, desde 1969, e tem como objetivo promover o intercâmbio profissional entre sommeliers destacados de restaurantes, bares e hotéis de todo o mundo. O evento é organizado pela Association de la Sommelerie Internationale.
Competição
Em sua 15a. edição, o concurso foi realizado pela primeira vez na América Latina. Participaram do certame 60 competidores de 58 países. O Brasil foi representado pelo sommelier Diego Arrebola, bicampeão no concurso brasileiro de sommeliers (veja aqui)