Em 2016, o Miolo Wine Group celebrou a marca histórica de 100 mil garrafas exportadas do espumante Miolo Cuvée, com destaque para as 10 mil unidades comercializadas na Soif D’ailleurs, em Paris. Para marcar a ocasião de forma inusitada, a vinícola brasileira imergiu 504 garrafas do espumante nas profundezas do mar da Província de Bretagne, na França, resgatando uma prática histórica ligada aos naufrágios e ao envelhecimento submarino de vinhos. A ação gerou um grande mistério sobre as novas características sensoriais do produto, transformando o Miolo Cuvée – Under The Sea em um objeto de desejo para colecionadores.
A operação, conduzida pela Amphoris, empresa especializada em adegas subaquáticas, envolveu o mergulho das garrafas em uma cave a 60 metros de profundidade entre outubro de 2016 e novembro de 2017. Durante esse período, o espumante envelheceu em escuridão, temperatura constante e com segurança garantida, sem interferências das correntes oceânicas.
O espumante, com tiragem de 2014, foi trazido de volta ao Brasil e armazenado na cave subterrânea da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, para completar 10 anos de envelhecimento. Seu lançamento no mercado é considerado uma obra de arte, tanto pela história quanto pela embalagem exclusiva, que retrata a lente de um farol marítimo, além de um mapa que indica o local exato da imersão.
Com um preço de R$ 3.500 por garrafa, o Miolo Cuvée – Under The Sea é descrito pelo enólogo Adriano Miolo como uma experiência única que vai além da degustação tradicional, desafiando os apreciadores a explorar as nuances criadas pela interação entre o terroir do Vale dos Vinhedos e as condições do fundo do mar.
A vinícola também prepara o lançamento de novos lotes da linha, incluindo um de espumante brut rosé e outro de brut, ambos envelhecidos em condições semelhantes. Essa estratégia visa manter a exclusividade e agregar ainda mais valor à linha de espumantes, que foi a primeira lançada pela Miolo em 1995.
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