Santa Catarina: a Mais Nova Rota da Uva e do Vinho

rota santa catarina

Em janeiro deste ano foi criada a Rota Catarinense da Uva e do Vinho (lei n.16.873 – 15.01.16) para a felicidade de todos os apreciadores da enocultura. A novidade tem como um dos objetivos  impulsionar a produção artesanal e industrial das vinícolas e geração de empregos e fortalecimento da agricultura familiar na região. Claro que também irá estimular a formação de técnicos, como enólogos e sommeliers, além de incrementar o turismo no local.

O Roteiro

A Rota cruza o estado de Santa Catarina pelas regiões produtoras de uva e vinho, orientando os turistas que queiram explorar e conhecer como é realizado o cultivo da uva e a fabricação do vinho.

No site da Santur você pode conhecer um mais dos detalhes do roteiro que inclui 15 cidades, entre elas, Lages, São Joaquim, Rio do Sul, Rodeio e Nova Trento. Todas elas possuem diversas vinícolas que são indicadas para serem visitadas. Mas aqui vale uma observação minha – É bom saber que nem todos os produtores ainda estão bem preparados para receberem os turistas, pois como a iniciativa é nova ainda não há uma estrutura adequada para receber as pessoas  adequadamente, como já existe em rotas de vinhos mais famosas. No entanto, o passeio não deixa de ser interessante, afinal, você conhecerá vinícolas com características únicas.

14545909631901

Rota e o Efeito Cascata:

Além de tornar os produtores de uva e derivados mais fortes em Santa Catarina a iniciativa ainda irá provocar um efeito cascata em outro setores da economia. Os Hotéis, por exemplo, também serão muito beneficiados com o aumento da demanda causada pelo turismo. Com certeza, o vinho produzido em Santa Catarina também vai se tornar mais conhecido em todo o Brasil e, com certeza, mais vendido

Abaixo você pode ver um quadro informativo da rota criado pelo Jornal de Santa Catarina:

rota uva sc


Se você já teve o privilégio de conhecer as vinícolas nacionais, por favor, compartilhe um pouco de suas experiência com a gente nos comentários!

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Atrações WOW para férias em julho

Se você está planejando suas férias em Portugal neste mês de julho, uma visita ao…

Enólogo da Argento Apresenta Vinhos no Brasil

Nesta semana, o renomado enólogo argentino Juan Pablo Murgia, responsável pelos vinhos da Bodega Argento,…

Linha Carmen Reserva Frida Kahlo

Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, México,…

ORO, as adegas que conquistaram os brasilienses

Ter uma boa adega em um restaurante é indispensável. Não dá para caprichar na cozinha…