Na noite desta terça-feira (11), diversas lideranças do setor produtivo e autoridades públicas participaram da cerimônia de abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar, promovida pela Abrasel. Na ocasião, foram debatidos temas que visam facilitar o processo de empreender no Brasil, como a reforma tributária, o apoio ao empreendedorismo em favelas e a integração entre tecnologia e inovação nos bares e restaurantes.
Estiveram presentes no palco da cerimônia: Rosane Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Abrasel; Thiago Falcão, líder do Conselho Nacional da Abrasel; Luizinho Hirata, presidente da Abrasel em São Paulo; e Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Os representantes da entidade também receberam Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo pelo PSD; Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae em São Paulo; Ana Dayse Fortunato, coordenadora do núcleo da Abrasel no Vergel do Lago, que representou os núcleos da Abrasel em favelas; Rodolfo Marinho, secretário Municipal de Turismo de São Paulo; e Marcelo Strama, diretor do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
O presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, abordou a importância do reconhecimento da essencialidade de bares e restaurantes na Constituição, conquistado no ano passado com a reforma tributária. “Esse movimento traz uma maior estabilidade e apoio fundamental aos empreendedores, ajudando na sobrevivência e prosperidade do setor.”, afirmou.
Solmucci destacou que a reforma deve pôr fim à guerra fiscal e enfatizou que uma alíquota justa para o setor permitirá um retorno de capital mais sustentável para os negócios. “Hoje, a maioria dos empreendimentos do setor tem uma alta taxa de mortalidade empresarial devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelos empresários. Nossa expectativa é que a reforma permita que os negócios permaneçam ativos por mais tempo. A alíquota ideal deve servir de modelo para as alíquotas nos países da Europa, referência em termos de IVA,” destacou Solmucci.
Outro ponto-chave foi a divulgação das iniciativas da Abrasel em comunidades, com a criação de núcleos na favela. “A Abrasel não quer apenas se conectar com essas comunidades, mas também ser parte ativa delas, ajudando a desenvolver e apoiar empreendedores locais,” completou.
O secretário municipal de Turismo de São Paulo, Rodolfo Marian, elogiou a resiliência do setor de gastronomia no pós-pandemia e destacou os esforços da cidade de São Paulo em promover eventos gastronômicos, como o “Guia Michelin”, que ajudam a valorizar e divulgar a gastronomia local. Marian também ressaltou a importância da colaboração entre a gestão pública e o setor privado e mencionou os ajustes que a cidade tem feito para apoiar a indústria de alimentos e bebidas.
Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, reforçou o apoio do governo estadual ao setor de bares e restaurantes. Ele destacou a importância econômica do setor e a disposição do governo em colaborar para seu desenvolvimento. Lucena mencionou a satisfação do governador Tarcísio de Freitas em apoiar eventos como a Semana de Alimentação Fora do Lar.
Marcos Vinholi, diretor técnico do Sebrae em São Paulo, abordou a tendência de usar tecnologia para personalizar o atendimento e fidelizar os clientes, a necessidade de práticas sustentáveis nos estabelecimentos e a inclusão e valorização dos funcionários mais velhos. Por fim, Vinholi destacou a importância de eventos como a Semana de Alimentação Fora do Lar para fomentar o desenvolvimento e a competitividade dos empreendimentos.
A Semana de Alimentação Fora do Lar segue até o dia 14 de junho, em São Paulo (SP), simultaneamente com a Fispal Food Service, a maior feira de foodservice da América Latina.
Leia também – Rótulos Inovadores e Novas Regulamentações da União Europeia