.A Association de la Sommellerie Internationale (ASI) anunciou no dia 19 de fevereiro que Valeria Gamper da Argentina é a vencedora do ASI Best Sommelier of the Americas 2022, realizado em Santiago, Chile. A vitória de Valéria veio após uma competição com Hugo Duchesne (vice-campeão) do Canadá e Martin Bruno (terceiro lugar), também da Argentina. O concurso foi transmitido pelo Youtube para todo o Brasil. Quem acompanhou percebeu que todos os candidatos estavam muito bem preparados. O sommelier brasileiro Tiago Locatelli chegou à semi-final e ficou em quinto lugar na competição que teve 18 concorrentes de 11 países.
Como a nova ASI Best Sommelier das Américas, Valeria se classificou automaticamente, como uma das três vencedoras do concurso continental, para o concurso ASI Best Sommelier of the World a ser realizado em Paris, França, em 2023.
Sobre Valeria Gamper
Nascida e crescida em Buenos Aires. Com 19 anos apaixonou-se por bebidas e serviço graças a um curso de Bartender que fez quando estudava Gestão Hoteleira. Mesmo sem beber vinho à época, algo na bebida atraiu sua atenção.
Após anos de serviço e imersão na gastronomia, sentiu a necessidade de aprender mais sobre o mundo do vinho e das bebidas em geral. Foi então que ingressou no Centro Argentino de Vinhos e Destilados ¨CAVE¨, em Buenos Aires, para estudar Sommellerie.
Muito curiosa e inquieta, nunca deixou de estudar. Possui o nivel 3 WSET L Award in Wines and Spirits (Pass With Distinction), e Court of Master Sommeliers Levels I e II, obtendo a maior pontuação em ambos os níveis.
Em 2019 ganhou o Concurso de Melhor Sommelier da Argentina, organizado pela Associação Argentina de Sommeliers, depois de obter o 2º lugar em duas ocasiões anteriores (2012 e 2017). Nesse mesmo ano teve a honra de ser incluída como uma das Personalidades do Ano da Revista Gente (Buenos Aires, Argentina), e estar entre as referências sub-35 da revista La Nación (Buenos Aires, Argentina).
Também ficou em 4º lugar no Concurso Best Sommelier of America 2018, no Canadá, organizado pela ASI (International Sommelier Association) e APAS (Pan American Sommeliers Alliance), sendo a única mulher desse concurso entre os dez primeiros.
Além disso, faz parte Diretoria da Associação Argentina de Sommeliers, onde também colabora escrevendo. Também integra o corpo docente da CAVE.
Sobre a ASI
A Association de la Sommellerie Internationale, uma organização sem fins lucrativos, foi fundada em Reims (França) de 3 a 4 de junho de 1969, e tem os seguintes objetivos:
-Reunir as associações nacionais de sommeliers (apenas uma associação membro por país) e promover a sua fundação onde ainda não existem
-Coordenar ações destinadas ao desenvolvimento e avanço da profissão por diversos meios (cursos de formação, etc.)
-Aprimorar a profissão do sommelier e educar os consumidores
-Defender a ética da profissão
Leia tambem: WoW – projeto de enoturismo em Portugal