Uvas Brancas: 12 Variedades para Explorar

Se você é um apreciador de vinhos brancos, com certeza já se deparou com a diversidade de aromas, sabores e características que essas bebidas podem oferecer. E uma das principais protagonistas desse universo é a uva branca. Abaixo segue alumas pequenas características  de doze tipos de uvas brancas notáveis, cada uma com suas particularidades.

 

1 . Chardonnay, originária de Borgonha na França, a rainha dos brancos, é conhecida por ser fácil de cultivar e adaptar. Em climas frios, notas de maçã verde e abacaxi fresco. Em climas quentes, notas de banana, pêssego e melão.

2 . Sauvignon Blanc/Fumê Blanc, originária de Bordeaux da França, produz vinhos frescos e vibrantes. Aromas vegetais e cítricos no geral. Em climas frios, notas de grama cortada, pimentão verde. Em climas quentes, notas de melão, maracujá e casca de limão.

3 . Riesling Renana, uma uva alemã conhecida por sua acidez elevada e bem aromática. Em geral produz vinhos longevos.

4 . Riesling Itálico, originária da Itália, produz vinho de cor límpida e reflexos esverdeados, aroma delicado, com notas de frutas tropicais e um leve toque mineral. Sua característica jovem proporciona uma agradável degustação, com notável frescor.

5 . Vinhos Pinot Grigio, em que “grigio” é cinza em italiano – referente a coloração da casca da uva, são produzidos na Itália e geralmente são vinhos secos, com acidez acentuada, leves e com aromas sutis;

6 . Vinhos Pinot Gris, produzidos na França: normalmente são vinhos frutados, encorpados e com aromas acentuados.

7 . Gewürztraminer, originária da Alemanha mas muito comum na região da Alsácia, na França, é uma uva com aromas de lichia, mel, gengibre e rosas. O nome veio de “Gewürz” que significa “tempero” em alemão, por conta da pele rosada que tem. Normalmente produz vinhos mais alcóolicos.

8 . Chenin Blanc, originária do Vale do Loire, na França, essa uva produz vinhos com acidez vibrante e sabores que variam de frutas cítricas a mel e caramelo.

9 . Viognier, produz vinhos ricos e exuberantes, com aromas de damasco, pêssego e flores brancas. É comumente cultivada no Vale do Rhône, na França.

10 . Moscato/Muscat, essa uva tem uma característica marcante de aroma e sabor de uva fresca. É usada frequentemente para produzir vinhos doces e espumantes.

11. Albariño, uma uva espanhola que produz vinhos frescos e minerais, com aromas cítricos, de pêssego e florais. É conhecida por sua alta acidez e vinhos alcóolicos.

12. Verdejo, uva Ibérica, na Espanha possui aroma de louro e amêndoas amargas. São vinhos equilibrados e expressivos. A acidez natural da uva Verdejo confere aos vinhos uma excelente capacidade de envelhecimento, tanto em tanques de aço inoxidável quanto em barris de carvalho.

Dentre essas, ainda há outros tipos de uvas brancas como a Semillon, Torrontés, Vermentino, Marsane, Malvasia, Palomino, Colombard dentre outras. Cada uma delas possui suas características distintas, trazendo uma infinidade de aromas e sabores para descobrir. Por aqui já deu vontade de saborear um bom vinho branco, não é mesmo?

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…