O vinho nunca foi conhecido propriamente como um “negócio da China”. Isso vem mudando anos após ano, na esteira do crescimento econômico do país, que hoje tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do mundo, passando a produzir e consumir cada vez mais. Os vinhos chineses têm se popularizado.
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Você sabia que a China já é a quarta maior consumidora de vinho do mundo, atrás apenas de França, Itália e Estados Unidos? O país asiático é, atualmente, o sétimo maior produtor da bebida, com o expressivo volume de 1,4 bilhão de garrafas por ano – cerca de 5% do que é produzido no planeta.
Neste mês, rótulos chineses começaram a ser comercializados pela primeira vez no Brasil. A Wine passou a oferecer em seu site vinhos da vinícola Changyu Pioneer Wine Company, quarta maior produtora do mundo. São cinco rótulos, entre os quais está um vinho branco da região de Yantai, um Cabernet Sauvignon vinificado em branco e o destacado Changyu Reserve Noble Dragon Red 2016, que já vendeu 490 milhões de garrafas mundo afora.
História antiga
A produção de vinhos na China remonta a período milenar. O cultivo das uvas com essa finalidade já ocorria há mais de dois mil anos, porém era restrito para consumo no Palácio do Imperador e com finalidades religiosas, nos rituais.
Nas últimas décadas, os chineses passaram a consumir vinho em escala significativa. Primeiro, os famosos Château de Bordeux e, mais recentemente, os australianos, tornaram-se febre no país. A produção local industrializada teve início em 1892, mas acelerou-se de fato a partir dos anos 90 do século XX, utilizando variedades europeias de uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc.
Com tecnologia, elaboração e importação de enólogos consultores da Europa, as vinícolas de quatro localidades passaram a se destacar: das províncias de Hebei e Shandong e das regiões autônomas de Xingiang e Ningxia.
O produtor He Lan Qinh Xue, um dos pioneiros na produção de vinho industrializado chinês, conquistou o Troféu Internacional Tinto, no Decanter World Wine Awards, patrocinado pela prestigiosa revista sobre vinhos Decanter, da Inglaterra. Esse fato contribuiu para a mudança de status da bebida produzida na Ásia.
No entanto, a salto efetivo foi obra da propriedade Silver Heights. Foi ela que deu o impulso mais forte para rótulos chineses no mercado internacional. Emma Gao foi estudar enologia em Bordeaux incentivada pelo pai, Gao Lin, e voltou para a China após casar-se com o enólogo Thierry Courtarde, da Château Calon-Ségur. Após produzirem a primeira safra, foram bastante enaltecidos por importantes críticos.
Projeções estimam que em 2025 a China será a terceira maior produtora e consumidora de vinho no mundo. Diante dos números das últimas duas décadas e da voracidade chinesa por mercados, não é de se estranhar que isso possa acontecer, não é mesmo?
Degustando Vinhos Chineses
Eu e a Bianca Dumas tivemos acesso a alguns dos vinhos chineses que chegaram no Brasil pela Wine e degustamos juntas para avaliá-los. O primeiro deles foi o Riesling Changyu Reserve Noble Dragon Blanc 2017
No nariz o vinho mostrou muitas flores brancas e notas de salada de frutas, lembrando até um vinho aromático, como Gewurz ou Torrontés. Na boca, também era frutado, porém com final curto. Particularmente, achei o vinho amargo. A Bianca criticou a falta de uma boa acidez. Resultado: a garrafa ficou pela metade e foi pra geladeira para servir pra cozinhar. Preço de venda: R$54,00.
O segundo vinho que experimentamos foi o branco Chateau Moser XV Blanc de Noir 2018. Esse foi o primeiro Cabernet Sauvignon vinificando em branco na China. Na verdade, o vinho mais parece um rosé bem clarinho do que um branco propriamente dito. No nariz, é fresco e frutado, mas precisa de um pouco de tempo para mostrar essas características. Na boca, é leve, tem boa acidez e realça as frutas cítricas. Confesso, que não esperavámos muito desse vinho, mas entre os degustados foi o que mais surpreendeu. Preço R$85,80.
Por último, degustamos o tinto Zenithwirl Cabernet Sauvignon 2018. Infelizmente, decepcionou muito. O vinho tem muito toque herbáceo e pouca fruta, tanto no nariz como, principalmente, na boca. Também não tem peso, nem volume e nem persistência. A impressão que tivemos foi que para render os produtores acrescentaram água no vinho. Uma pena!!!! 🙁 O preço? R$42,70.
Bom, essa foi nossa impressão. E você, já experimentou algum vinho chinês? Gostou? Compartilhe sua experiência com a gente! 🙂