A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), responsável pela regulação dos nomes de domínios da internet, decidiu adiar a concessão dos domínios .wine e .vin, após polêmica entre produtores de vinho, especialmente da Europa. O lançamento estava previsto para o primeiro trimestre de 2014.
A grande preocupação dos produtores gira em torno de repercurssões econômicas e culturais negativas sobre a indústria do vinho caso o Icann atribua nomes de domínio sem exigir a aplicação de medidas de proteção às indicações geográficas. Basta imaginar a confusão caso alguma empresa sem qualquer ligação com a região de Bordeaux, por exemplo, seja a primeira a registrar o domínio bordeaux.vin.
Em comunicado oficial, os ministros franceses das Relações Exteriores e da Agricultura, Laurent Fabius e Stéphane Le Foll, afirmaram que a decisão do Icann em conceder os nomes dessa forma seria um “atentado à proteção das indicações geográficas e à informação correta dos consumidores”.
A concessão dos domínios foi adiada em 60 dias a partir de abril – tempo para que o Icann esclareça se é o fórum adequado para resolver estes problemas ou se existem outros mais adequados para responderem a preocupações semelhantes. A Comissão de Estados da União Europeia, por sua vez, quer demonstrar também que a abordagem das várias partes interessadas na governança da internet pode proteger o bem comum e não apenas favorecer decisões puramente comerciais ou por uma melhor oferta.