A Cité du Vin, ou Cidade do Vinho em português, é um prédio de linhas futurísticas e de curvas metálicas dedicada exclusivamente ao universo do vinho. O objetivo da empreitada, que custou 81 milhões de euros, mais de R$ 320 milhões, é valorizar a região de Bordeaux, onde está localizada, e também possibilitar que os turistas enófilos conheçam cada vez mais sobre o vinho, que diga-se de passagem, é uma bebida essencial para a economia francesa, responsável por €10 bilhões de euros em exportações por ano.
O espaço possui mais de 13 mil m², projetado em um prédio com design inspirado em um decanter. Pode-se afirmar que o lugar é uma grande enciclopédia do vinho – uma parte apresenta a história e outras experiências interativas que mexem com todos os sentidos: táteis, olfativos, gustativos e visuais e auditivo.
O local foi construído em 2016 e, desde então, 425 mil visitantes de 150 nacionalidades passaram pelo local e puderam conferir inúmeros vinhos do mundo inteiro, inclusive do Brasil.
Com um rodízio de rótulos a cada ano, novas opções de 12 empresas gaúchas chegarão até o início do mês de julho para se somar ao portfólio do que é considerado o maior parque temático de vinhos do mundo. A participação brasileira é viabilizada pelo projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Aurora, Campos de Cima, Casa Perini, Casa Valduga, Domno, Don Giovanni, Lidio Carraro, Miolo Wine Group, Mioranza, Nova Aliança, Peterlongo e Salton enviaram 504 garrafas de 28 rótulos para serem degustados. A expectativa é que até junho de 2018 outras 450 mil pessoas visitem o local.
Detalhe interessante é que este ano o número das amostras dobrou, sendo que 70% dos produtos enviados foram de espumantes das vinícolas associados ao Wines of Brasil, por conta da crescente aceitação do produto no mercado externo
Em 2016, as comercializações de vinhos e espumantes no mercado externo cresceram 45% em valor e 43% em volume em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os principais destinos dos rótulos verde-amarelos foram Paraguai, Estados Unidos, Reino Unido, Colômbia, China, Holanda, Japão, Alemanha, Finlândia e Canadá.
Conheça os rótulos brasileiros que estarão no La Cité du Vin:
Aurora
-Aurora Reserva Merlot
– Aurora Moscatel Branco Espumante
– Aurora Procedências Pinot Noir Espumante
Campos de Cima
– Campos de Cima Brut
Casa Perini
– Casa Perini Moscatel
Casa Valduga
– Casa Valduga Brut 130
– Casa Valduga Raízes Cabernet Franc
Domno
– Ponto Nero Brut
Don Giovanni
– Don Giovanni Ouro Extra Brut
Lidio Carraro
– Lidio Carraro Agnus Merlot
– Lidio Carraro Agnus Cabernet Sauvignon
– Lidio Carraro Dádivas Chardonnay
– Lidio Carraro Faces do Brasil Pinot Noir Rosé
– Lidio Carraro Dádivas Brut
Miolo Wine Group
– Miolo Cuvée Tradition Brut
– Miolo Lote 43
Mioranza
– RIOBRAVO Moscatel
– RIOBRAVO Brut
Nova Aliança
– Nova Aliança Moscatel
Peterlongo
– Privillege Brut Rosé
– Presence Moscatel Rosé
– Presence Demi-Sec
– Armando Memória Tannat
Salton
– Salton Intenso Marselan
– Brazil Intenso Brut
– Salton Poética
– Salton Reserva Ouro
– Salton Paradoxo