Previsão de safra menor no Rio Grande do Sul

01.25-15.45.17-0
Nas vinícolas, uvas que estão sendo recebidas apresentam boa qualidade. Foto: Cassiano Farina

A previsão do setor vitivinícola, após as primeiras semanas de vindima, é de que na safra 2016 serão colhidos cerca de 350 milhões de quilos de uva, o que representa 50% em relação a 2014/2015 e 40% em relação à média dos últimos cinco períodos. Para compensar, os relatos que chegam das vinícolas e dos viticultores indicam a boa qualidade da matéria-prima que será utilizada na elaboração de vinhos, sucos, espumantes e outros produtos. Os motivos para a quebra, cujo volume será verificado no final da colheita, estão relacionados à instabilidade climática: inverno com altas temperaturas – e a consequente antecipação da brotação – excesso de chuva no período da floração, geadas tardias e granizo.

01.25-15.45.17-1
Instabilidade climática é principal responsável por perdas na safra 2015/2016. Foto: Cassiano Farina

O presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, explica que a diminuição do volume pode trazer benefícios quanto à qualidade. O enólogo também informa que nesta safra o ciclo tem se mostrado tardio e que o clima no primeiro mês de colheita é favorável para bons índices de graduação das variedades de uvas que ainda serão tiradas dos parreirais. “Seguramente teremos perda de volume, que pode ser maior ou menor, dependendo da região, mas as uvas que estão sendo colhidas apresentam boa sanidade e cor”, sintetiza.

Para o presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho) e vice-presidente do Ibravin, Oscar Ló, os estoques, que passam dos 300 milhões de litros, deverão ajudar no abastecimento de mercado. “Considerando as vendas registradas em 2015 e até uma certa diminuição no volume que deve ser comercializado, certamente teremos produtos para atender à demanda do consumidor”, acredita.

As vendas referidas por Ló foram de 390 milhões de litros até o mês de novembro, incluindo todos os produtos vitivinícolas: vinhos tranquilos, sucos, espumantes, vinagres, mosto, entre outros.

Fonte: Ibravin

 

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

VIK 2021 é eleito o melhor vinho da América do Sul

A Vinã VIK alcançou um marco histórico no cenário global do vinho com sua safra…

Vini D’Italia 2024 celebra o vinho italiano em Brasília

No próximo dia 21 de novembro, Brasília será palco da 5ª edição do Vini D’Italia…

Luigi Bosca apresenta Malbec centenário em Mendoza

A vinícola argentina Luigi Bosca acaba de revelar um marco inédito para o mundo do…

Aurora Fine Brands traz vinhos inovadores da 7 Colores ao Brasil

  A Aurora Fine Brands amplia seu portfólio de vinhos sul-americanos com a chegada de…