2014 chegou e com ele aqueles quilinhos extras acumulados durante as festas de final de ano. Enfim, agora é a hora do início das dietas. Mas, nem pense em cortar o vinho, afinal, ele é um grande auxiliar na perda de peso se consumido moderadamente. Pelo menos, é o que afirma a maior parte das pesquisas científicas. Confira:
Pesquisa da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, por exemplo, comprovou que a substância piceatannol, encontrada nos vinhos, retarda a geração de células jovens de gordura e as impede de se transformarem em células maduras, o que impede o ganho de peso. Por sua vez, a pesquisa Women’s Hospital Boston, realizada durante 13 anos com 19.200 americanas, concluiu que mulheres que consomem uma taça de vinho tinto por dia engordam menos do que as que não bebem.
Na Europa, pesquisadores da Universidade de Navarra na Espanha chegaram à conclusão de que a ingestão moderada de álcool, especialmente de vinho, protege contra, ao invés de promover, o ganho de peso. Já um grupo de cientistas alemães que realizou pesquisa com ratos, concluiu que aqueles que recebiam alimentação com pequenas doses de resveratrol (principal componente dos anti-oxidantes do vinho tinto) não apresentaram ganho de peso, ao contrário dos que comiam alimentação sem a a substância.
O Fórum Científico Internacional de Pesquisa em Álcool já analisou os resultados de vários estudos e concordou com muitas conclusões nesse sentido.
Bem, com tanta pesquisa mostrando que vinho emagrece, para que contestar, não é mesmo? De toda forma fica a dica: beba com moderação e pratique exercício físico sempre. Tim Tim e Saúde!!!
Para auxiliar na dieta, veja quantas calorias tem uma taça do seu vinho preferido:
Vinho branco seco (125ml) = 107kcal
Vinho branco doce (125ml) = 175 kcal
Vinho tinto seco (125 ml) =107 kcal
Vinho tinto suave (125ml) = 234 kcal
Vinho rosé (125 ml) = 93kcal
Vinho do porto (125 ml) = 185kcal
Espumante (125 ml) = 80kcal