Confira as principais novidades do Mundo do Vinho no Distrito Federal semanalmente nesta coluna. Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.
PRIMEIRO VINHO LARANJA DO DF
Marcos Ritter, proprietário do Vinhedo Lacustre (Núcleo Rural Jerivá – Lago Norte), e o enólogo Carlos Sanabria acabam de lançar o primeiro vinho laranja do Distrito Federal. É o Gavião Carijó feito 100% com a uva Viognier. O vinho segue o estilo natural, ou seja, com mínima intervenção humana e tecnológica tanto no vinhedo como na adega. Apenas 120 garrafas foram produzidas e estão sendo comercializadas por R$189,00 na própria vinícola. O nome do vinho é uma homenagem ao pássaro do Cerrado que costuma sobrevoar a região onde os vinhedos estão plantados.
MONTES ALPHA AGORA É VINHOS S.A. E VIDEIRA VINHOS
Os badalados vinhos chilenos da Viña Montes agora vão ser distribuídos para restaurantes por duas importantes empresas aqui do Distrito Federal – a Vinhos S.A. (representada por Alexandre Azevedo) e a Videira Vinhos (de Marcos Rachelle). A importadora Berkmann, que é a responsável por trazer os vinhos para o Brasil, montou uma estratégia para viabilizar as vendas pelas distribuidoras concorrentes.
Pessoas físicas vão poder adquirir os produtos da Viña Montes nas lojas da Super Adega. Por enquanto, a Mistral (ex-importadora da Viña Montes) também conta com um estoque razoável de vinhos da marca que continua sendo vendido na loja da 306 Sul.
SOTAQUE LATINO NO MARIE
O Marie Restaurante (104Sul), que conta com o trabalho do competente e atencioso sommelier Rafael Ribeiro, ganhou mais um reforço no serviço de vinhos com a chegada de Aislen Garcia. Com experiência na área de Turismo, a sommelier cubana vem deixando o salão da casa ainda mais profissional atendendo em português, inglês e espanhol.
DEL MAIPO TRAZ VINHO JAPONÊS PARA O BRASIL
A Del Maipo Importadora irá comercializar no Brasil vinhos provenientes do Japão. Os vinhos são produzidos pela Katsunuma Winery.
Além do Japão, a Del Maipo também receberá mais 20 novos rótulos da Espanha (Toro, Priorato e Rioja), Estados Unidos (Califórnia), Chile, Argentina e Uruguai até o final do ano. Todos eles com a chancela do magnata francês Bernad Magrez, dono de importantes chateaux franceses e proprietário de mais de 35 vinícolas pelo mundo.
VINHO DA ROMÊNIA NO FUNN FESTIVAL
Dia 18 de junho termina o Funn Festival, festival de inverno de Brasília, que está sendo realizado no estacionamento 9 do Parque da Cidade. No local, foi montado um espaço para a venda exclusiva de vinhos. A dica para quem passar por lá é experimentar o vinho da Romênia La Umbra produzido com a uva tinta Feteasca Neagra. Dentre os tintos disponíveis, é o melhor custoxbenefício. O vinho está sendo vendido por R$139,00 – um dos mais baratos da carta.
NOVIDADES NO TICIANA WERNER
O Ticiana Werner na 201 Sul acaba de contratar o sommelier Patrick Lima para integrar o time do restaurante. A casa conta com um Winebar e com uma adega de mais de 300 rótulos bem variados.
CHARUTO DA AMAZÔNIA VAI SER LANÇADO EM BSB
Os únicos charutos do mundo produzidos em terras da Amazônia serão lançados oficialmente em Brasília no próximo dia 15 de junho no charmoso espaço Venicce, no Setor Hoteleiro Norte ao lado do Lake Side. O evento contará com a presença de Tiago Medrado, co-proprietário da empresa Grand Amazonia, responsável pela produção dos charutos, e de João Paulo Todde, CEO da Puro World Club, clube de assinatura de charutos que comercializa os puros amazônicos. Na ocasião, haverá degustação de charutos com a cachaça de Jambu. Confrades da Confraria @amocharuto e as mulheres da Confraria @charuteiras de Brasília já confirmaram participação. O evento é aberto e terá início às 19h, com apresentação de banda Anco Trio Jazz.
Quem escreve – Etiene Carvalho (jornalista especialista em vinhos, WSet 3, sommelier pela ABSRS e Fisar, diretora e professora da ABS-DF, sommelier de charutos, embaixadora da Puro World Club)