Notas de Vinho por Etienne Carvalho – Ed. 19

Abaixo, as novidades da semana. Confira!

Inauguração Vinícola Brasília

A inauguração da Vinícola Brasília já tem data marcada. Acontecerá oficialmente em 21 de abril de 2024, dia em que a capital do País completa 64 anos de idade. Melhor data não poderia ter sido escolhida para oficializar esse projeto tão importante para a cidade. Especializada na produção de vinhos finos de colheita de inverno, a Vinícola Brasília é uma iniciativa inovadora que reúne 10 produtores de vinho no Distrito Federal.

 

Melhores Tinto e Espumante do Brasil

O vinho tinto Épico Edição VIII da Guatambu, um corte de uvas e de safras, acaba de ser eleito o melhor tinto do Brasil pelo Guia Adega 2024. O prêmio de melhor espumante nacional ficou para o Estrelas do Brasil Nature Clássico. Ambos são elaborados sob a consultoria da Empresa Brasileira de Vinificações (EBV), que tem como sócio-proprietário o respeitado enólogo Alejandro Cardozo. Ao lado de Irineo Dall Agnol, Alejandro participou da Feira Vinum Brasilis em Brasília, e juntos apresentaram os rótulos em destaque.

Os enólogos Irineo Dall Agnol e Alejandro Cardozo
Estrelas do Brasil Nature Classico e Epico VIII

Pascal Marty em Bsb

O engenheiro agrônomo e enólogo Pascal Marty está de passagem por Brasília. Winemaker da Baron Philippe de Rothschild por quase 15 anos e criador dos projetos Opus One e  Almaviva, Pascal assina desde 2008 os vinhos da sua própria vinícola que fica no Vale do Curicó no Chile. Clos de Fa (vinho ícone de Maipo Alto), Ser Single Vineyard e Kalak são alguns dos seus rótulos que merecem destaque. Quem traz os vinhos de Pascal Marty para o Brasil é a Del Maipo.

Vinhas Flora – novidade no DF

A presidente da Aceno (Associação de Turismo do Cerrado), Mara Flora, é a mais nova produtora de vinhos da cidade e já registrou a novidade como “Vinhas Flora”. Apaixonada por enoturismo e enologia, Mara, que também é diretora da ABS-DF, adquiriu 130 hectares à beira do Rio São Bartolomeu, na Quebrada dos Guimarães (DF) a uma hora do Centro de Brasília. Ela já plantou por lá cinco mil vinhas das castas Grenache, Syrah e Mourvèdre. A ideia é produzir o primeiro corte GSM do Cerrado até 2025. 

Vista área das Vinhas Flora – Formato de taça

Triacca e Sanabria na final

O brasiliense Seu Claudino Syrah (Villa Triacca – Vinícola Brasília) e o corte gaúcho de Cabernet Franc, Pinot e Tannat assinado pelo enólogo Carlos Sanabria, que é também enólogo da Vinícola Lacustre no Lago Norte, estão entre os finalistas do Concurso CNA Brasil de Vinhos e Espumantes. No final de novembro, um júri popular irá escolher os vencedores do concurso no Mané Marcado. Confira todos os classificados.

Inclusão

Na próxima quarta-feira, 25/10, será realizada na Más Vino (306 Sul) uma degustação às cegas conduzida por Etiene Carvalho (@blogvinhotinto). O evento é um projeto voltado para inclusão na área do vinho e contará com a participação de 10 pessoas com deficiência visual, indicadas pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais (ABDV). Parte do valor do ingresso será revertido para a Associação. Mais informações @masvinobrasilia. A @visao.inclusiva e a Ótica Diniz também ajudam na organização do evento.

Avaliação Nacional de Vinhos 2023

No dia 4 de novembro, acontecerá a 31ª Avaliação Nacional de Vinhos, promovida pela Associação Brasileira de Enologia,  para degustar 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativa da safra 2023. Em Brasília, a experiência será no Teta Cheese Bar (103 Sul). Foram convidados para participar do evento 16 divulgadores de vinho da cidade, entre jornalistas, blogueiros e influencers.  (Adriana Nasser, Bianca Dumas, Bob Júnior, Cris Jardim, Cynthia Malacarne, Etiene Carvalho, Guilherme Lobão, Izabela Mazzarro, Liana Sabo, Luiz Augusto, Lulu Peters, Rochely Costa, Rodrigo Gerhard, Rogério Lisboa, Su Maestri e Vivi Campos). O gerente da casa, Renato Ruziguim, recepcionará os convidados com taça personalizada e os 16 vinhos selecionados para a avaliação.

Charutos no Almeria

O restaurante Almeria que fica no Clube de Golf é o mais novo parceiro do Clube de Charutos Puro World Club. A casa conta agora com um menu de charutos premium de diversas nacionalidades. Em breve será inaugurado no local um lounge exclusivo para receber os charuteiros da cidade com exclusividade e conforto. Estamos aguardando ansiosos!

Enológa do Ano

Vanessa Stefani, enóloga da Cave Geisse desde janeiro de 2008 foi escolhida pelos colegas de profissão como a enóloga do ano de 2023 pela Associação Brasileira de Enologia. Ela é a primeira mulher a receber a premiação que marca a 20ª edição do prêmio. Parabéns pela conquista e por representar tão bem o universo feminino no mundo do vinho.

Vanessa Stefani, da Cave Geisse – enóloga do ano

Mais nova vinícola do Brasil

Madre Terra é a mais nova vinícola e opção em enoturismo no Brasil. Fica em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. No local são elaborados microlotes de vinhos e espumantes com o  tempo de afinamento das bebidas sempre contado em luas, como reconhecimento da importância astral para os ciclos terrenos.  Até agora por lá foram investidos R$ 17 milhões com previsão de mais R$ 12 milhões até 2026.

XIV Concurso Brasileiro de Sommeliers

A ABS-Brasil realizou em 20.10 a prova escrita do XIV Concurso Brasileiro de Sommeliers. 24 candidatos participaram. Os três candidatos com melhor nota nacional foram  em ordem alfábetica José Eduardo Pereira Barboza, Luis Otávio Alvares Cruz e Renato Rodrigues Brasil. Os dois primeiros são da ABS-SP e o último, da ABS-CE, que prestou exame pela ABS-RJ. A prova prática será realizada no dia 25.11. na sede da ABS-AL. Parabéns aos finalistas!

José Eduardo Pereira Barboza,
José Eduardo Pereira Barboza, Luis Otávio Alvares Cruz e  Renato Rodrigues Brasil

 

Notas de Vinho por  Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…