Abaixo, as novidades da última semana de outubro. Confira!
Fazendo Bonito
A vinícola Brasilia ainda nem foi inaugurada oficialmente mas já está fazendo bonito. O vinho Monumental Syrah acaba de ser eleito como um dos 16 mais representantivos na Avaliação Nacional de Vinhos 2023. Com isso, o Syrah da Vinícola Brasília consagrou-se o primeiro vinho de inverno a figurar na lista desse conceituado evento promovido pela Associação Brasileira de Enologia. Agora é correr para garantir uma garrafa. Foram produzidas apenas 1960 delas, número emblemático que faz referência ao ano de inauguração de Brasília. A pré-venda está sendo feita no insta @vinicolabrasilia
Nova Direção
O casal Jacque Barros e Gilmar Félix está à frente da D.O.C. Vinhos na 107 Norte. A Casa conta agora com rodízio de risotos todas as quintas-feiras a partir das 19h por R$79. Para harmonizar, a dica são os espumantes e vinhos da vinícola Peterlongo, que entraram para o portfolio da D.O.C. recentemente.
Festa de fim de ano ABSDF
Já está marcada! A festa de confraternização de fim de ano da ABSDF irá acontecer no dia 08 de dezembro (sexta) na vinícola Lacustre, no Lago Norte, onde será servido um jantar elaborado pelo Chef Rodrigo Cabral. A festa contará com a presença dos professores da Associação e será exclusiva para alunos, ex-alunos e associados. Mais informações @_abs_df.
Vinha da Valentina
Indo à Pizzaria Valentina (214Norte ou 310 Sul) a dica é experimentar os novos sabores criados pelo Chef Thiago Paraíso e harmonizá-los com o “Vinha da Valentina”. O vinho é produzido pela Casa Ermelinda de Freitas que fica em Setúbal (Portugal) com o corte de Syrah, Aragonês, Castelão e Alicante Bouschet. Vinho muito gastronômico e com ótimo preço. Recomendo!
18 Anos de Amigas do Vinho
No dia 4 de novembro, a Amigas do Vinho – Seção Brasília completou 18 anos de existência. À frente da Confraria durante esse período, sempre esteve a professora e especialista em vinhos, Rachel Alves. Para comemorar, foi organizado um jantar dançante no charmoso Conexão Hall, no Guará II. Atualmente são mais de 2500 mulheres que integram a Confraria. Vida longa às Amigas do Vinho!
Giro Vegano
Até o dia 19.11 acontece em Brasília a primeira edição do Festival Giro Vegano. Bares, restaurantes, feiras e cafeterias participam do evento com receitas especialmente feitas para o festival e com o preço único de R$25. Além de degustar os pratos ou petiscos, o consumidor pode votar no que mais gostou. No dia 19 de novembro, as três melhores receitas serão divulgadas nas redes sociais do evento. @giroveganodf
Elaboração de Espumantes
A Embrapa Uva e Vinho acaba de lançar o Curso de Elaboração de Espumantes 2023 na versão on-line. O curso é autoinstrucional, e tem três aulas por meio de lives com pesquisadores da instituição. As inscrições vão até 15 de novembro e o curso será realizado de 16.11 a 08.12 desse ano. São nove aulas distribuídas em três módulos. Acesse aqui para saber mais.
Júri Popular
Dia 18 de novembro no Casa Park em Brasília será realizada a segunda etapa do Concurso de Vinhos e Espumantes da CNA. Dessa vez, um júri popular irá pontuar os 20 produtos (cinco por categoria) previamente selecionados pelo Júri Técnico. As amostras a serem degustadas não terão referência ao produtor, marca, ou quaisquer informações individuais do produto. A etapa de avaliação por Júri Popular irá corresponder a 50% na nota final geral. Participe!
Merlot Day
Em 7 de novembro é comemorado o Merlot Day, dia que celebra internacionalmente esta uva francesa de coloração roxo-azulada e características frutadas. No Brasil, esta varietal é cultivada na Serra Gaúcha com muito sucesso, já que se adaptou muito bem ao clima e ao solo da região, com colheita antes das fortes chuvas de verão. Para celebrar a data, a dica é o vinho Storia da Casa Valduga, elaborado com safras excepcionais e limitadas da uva Merlot, ele é considerado o ícone da vinícola @casavalduga.
Uvas Piwi
Piwi é um grupo de variedades de uvas resistentes a doenças fúngicas desenvolvidas nos últimos anos por meio de melhoramento genético. Mesmo resultando de cruzamento com espécies selvagens, elas são consideradas vitis viníferas. No Brasil, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de SC (Epagri) desenvolve projeto inédito com essas uvas e já produz vinhos e espumantes de excelente qualidade. A Calardis Blanc e a Felicia já estão sendo comercializadas por viveiros catarinenses. @epagri
Notas de Vinho por Etiene Carvalho – Todas as terças-feiras no Blog Vinho Tinto. Quer colaborar? Envie as informações para blogvinhotinto@gmail.com.