Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Este é um vinho italiano produzido por meio do “apassimento” ou passificação, ou seja, as uvas são desidratadas antes da fermentação o que resulta em cor, aromas e sabores mais intensos. A começar pela análise visual é impressionante a intensidade forte do rubi na taça. Bem escuro mesmo! No nariz, é possível sentir notas de figo, passas, frutas negras maduras, especiarias doces, chocolate e baunilha. A boca mostra uma acidez bem pronunciada que equilibra o açúcar residual. Tem bastante volume e persistência também.

No rótulo o produtor do vinho faz questão de enfatizar que “o método de apassimento é minha paixão. Eu deixo minhas melhores uvas na videira para serem colhidas tardiamente e o resultado é a alta concentração de um sumo único que propicia ao vinho mais corpo e elegância como nenhum outro”.

Vale lembrar que o “apassimento” pode ser realizado também em caixas ou esteiras de palha, quando as uvas são deixadas pra secar por mais de 120 dias. É o caso do Amarone. Mas, tanto na vinha como nas caixas o que acontece é a desidratação das uvas, ou seja, perda de água e, consequente, concentração de sabores e de açúcar também.

Enfim, os vinhos feitos por esse método tendem a ser mais intensos e a apresentar notas de frutas maduras. Quem gosta de vinhos encorpados e com final de boca mais doce, vai amar esse vinho!

O Conte di Campiano Apassimento é produzido na Puglia. Sul da Itália. Tem 14% de álcool e preço médio em janeiro de 2024 – R$170,00.

 

Leia também – Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – vinho em destaque

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Brasil traz 12 prêmios da Espanha

Os vinhos e espumantes brasileiros conquistaram novas premiações internacionais no 22º Bacchus 2024 – Concurso…

Ilha da Madeira celebra tradicional Festa do Vinho

A ilha da Madeira, com seu incrível vinho Madeira, é famosa mundialmente. Para celebrar essa…

Anguilla Culinary Experience: O Festival da Culinária do Caribe

O Anguilla Culinary Experience (ACE) está de volta! De 23 a 26 de maio, Anguilla…

O Concorrente apresenta carta de drinques em homenagem a Brasília

Para celebrar o aniversário de Brasília, o Concorrente, localizado na 409 Norte, apresenta uma carta…