Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Conte di Campiano Apassimento – Vinho em Destaque

Este é um vinho italiano produzido por meio do “apassimento” ou passificação, ou seja, as uvas são desidratadas antes da fermentação o que resulta em cor, aromas e sabores mais intensos. A começar pela análise visual é impressionante a intensidade forte do rubi na taça. Bem escuro mesmo! No nariz, é possível sentir notas de figo, passas, frutas negras maduras, especiarias doces, chocolate e baunilha. A boca mostra uma acidez bem pronunciada que equilibra o açúcar residual. Tem bastante volume e persistência também.

No rótulo o produtor do vinho faz questão de enfatizar que “o método de apassimento é minha paixão. Eu deixo minhas melhores uvas na videira para serem colhidas tardiamente e o resultado é a alta concentração de um sumo único que propicia ao vinho mais corpo e elegância como nenhum outro”.

Vale lembrar que o “apassimento” pode ser realizado também em caixas ou esteiras de palha, quando as uvas são deixadas pra secar por mais de 120 dias. É o caso do Amarone. Mas, tanto na vinha como nas caixas o que acontece é a desidratação das uvas, ou seja, perda de água e, consequente, concentração de sabores e de açúcar também.

Enfim, os vinhos feitos por esse método tendem a ser mais intensos e a apresentar notas de frutas maduras. Quem gosta de vinhos encorpados e com final de boca mais doce, vai amar esse vinho!

O Conte di Campiano Apassimento é produzido na Puglia. Sul da Itália. Tem 14% de álcool e preço médio em janeiro de 2024 – R$170,00.

 

Leia também – Barbaresco Pier Vila Riserva 2007 – vinho em destaque

Comentários
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Quem Sou

Sou jornalista especialista em vinhos e em comunicação digital. Sou sommelier Fisar e diretora da Associação Brasileira de Sommeliers do DF. Possuo qualificação Nível 3 (Wine Spirit Education Trust) e o Intermediário do ISG. Também tenho certificado em vinhos franceses (FWS) e vinhos californianos (CWAS).

Categorias

Veja Também

Vinhos premiados no Wine Piri Jazz

Conheça os vinhos premiados por Marcelo Copello no Wine Piri Jazz. Foram avaliados 62 vinhos…

Evento de Harmonização de Vinhos Italianos Tenuta Ulisse

Na última quinta-feira (20), o perfil @vinhosporetienne teve o privilégio de participar de um evento…

Palomina Bar: Novo Wine Bar em Brasília

Brasília, o terceiro maior polo gastronômico do Brasil, ganha um novo wine bar: o Palomina…

Directo del Viñedo Vendimia no Uruguai

Após ser realizado no Brasil e no Chile, o Directo del Viñedo Vendimia chega ao…