Você já ouviu falar da marca Maison Forestier? Pois é. Pioneira da elaboração de vinhos no Brasil, a marca acaba de ser relançada pela Gran Legado e volta renovada! A ideia é manter a tradição que marcou a sua história, mas com rótulos que expressam uma proposta mais moderna e condizente com a realidade dos vinhos e espumantes produzidos no Brasil nos dia de hoje.

Para marcar o relançamento da grife, foi elaborado no Vale dos Vinhedos (RS), pelo método tradicional (o mesmo de Champagne) com as uvas Chardonnay e Pinot Noir o espumante Forestier Nature Champenoise.

Avaliação
Experimentei o novo produto, gentilmente enviado para mim pela Gran Legado, e achei bem interessante. E vou dizer o porquê: a começar pelo preço médio: R$80,00. É muito bom o consumidor saber que por esse valor de mercado ele pode adquirir e apreciar um bom espumante nacional feito pelo método champenoise. Apresenta notas de leveduras, brioches, frutas secas e amêndoas.

Tem média persistência, perlage fine e no final deixa um leve amargor . Enfim, gostei do espumante, mas vale lembrar que é um produto nature (de 0 a 3% por litro de açúcar residual), portanto, voltado a pessoas que preferem notas mais secas à doce. Por outro lado, é um excelente espumante para as dietas (rsrsrsrs)!
Observação
Vale lembrar que o Maison Forestier integra o portfólio do grupo Tecnovin, que é também responsável pelos vinhos e espumantes Gran Legado. A decisão de relançar a Forestier veio para unir a tradição de um nome centenário à experiência de mais de duas décadas da Gran Legado. Detalhe: a Gran Legado funciona hoje onde antigamente funcionou a Maison Forestier, eles compraram a estrutura e os vinhedos da época.
Outra novidade da Gran Legado

Além do relançamento da marca Forestier, a Gran Legado lançou o tinto Native Merlot/Tannat 2014, que passou 10 meses em barricas de carvalho francês e gerou interessantes notas de café e até chocolate que se somaram às de fruta em compota. O vinho tem um caráter amadeirado, taninos presentes e é bastante equilibrado. Como sempre gosto de assinalar, excelente preço x qualidade: R$60. Vale comprar para experimentar e ver que brasileiros conseguem, sim, fazer vinhos bons e de preços acessíveis, apesar de tantos impostos.