Olha a cor desse vinho! Sensacional, né? Na verdade esse Noir 2012 Etna Bianco é um vinho laranja – pois apesar de ser produzido com uvas brancas, parte de sua fermentação é realizada em contato com as cascas. Ele é feito no Sul da Itália, na Sicilia, mas especificamente próximo ao famoso vulcão Etna. A uva utilizada é uma uva branca típica da região, mas muito pouco conhecida por aqui: a Carricante.
Tive a oportunidade de degustar esse vinho oferecido pela Claudia Oliveira, vice-presidente da ABSDF, com a @vinhobonzao e fiz questão de registrar aqui pra vocês por se tratar de um dos melhores vinhos laranja que já degustei (confesso que não sou muito adepta a esse estilo de vinho, mas esse impressionou de verdade).
Assim que o vinho foi aberto, percebemos que estava reduzido, mas foi só aerar na própria taça que começou a mostrar toda sua complexidade. No início, damasco, toque de terra, frutas secas variadas, toranja e casca de laranja. Depois de respirar bastante, notas de mel e tâmara surpreenderam. Na boca, mostrou-se bem volumoso, seco, equilibrado e com boa persistência.
Me chamou atenção a acidez e o equilíbrio do vinho, sendo um vinho laranja de 11 anos elaborado com o mínimo de intervenção possível e também o percentual alcoólico de 14%.
Vale lembrar que o local onde está a vinícola que produz esse vinho – @valcerasa – tem solo vulcânico, altitude de 900m acima do nível.do mar, verões e invernos rigorosos e uma significativa diferença de temperatura entre dia e noite. Definitivamente, um terroir muito especial.
A winemaker Alice Bonaccorsi é a responsável por esse “ouro líquido do Etna” e desponta mundialmente pelo feito. No Brasil não é comercializado ainda. Na Europa é encontrado por cerca de 40 euros. Se você é amante de vinho laranja ou ama se deparar com.vinhos surpreendentes, não pode deixar de degustar esse Noir 2012 assinado por Alice Bonaccorsi.
Leia também – Barbanera Rosso Vecciano IGT – vinho em destaque