Nesse post, falarei da Riesling Itálico.
Então, essas duas uvas são bem diferentes quando o assunto é perfil de sabor, capacidade aromática e potencial de envelhecimento. Infelizmente, como normalmente ambas são chamadas apenas de “Riesling” acaba gerando uma baita confusão.
Esse da foto, é Riesling Itálico, viu? Curti muito o vinho com meu marido. Estava um dia bem quente quando abrimos a garrafa e foi um fator positivo para apreciarmos a bebida ainda mais.
A @vinicolaaurora produz esse c com uvas vinhas plantadas em Pinto Bandeira – RS, uma região que está a 730m do nível do mar e tem vocação natural para o cultivo de uvas brancas. Esse vinho é bem leve e fresco, de cor amarelo palha com toques esverdeados. No nariz ele tem aromas bem delicados de frutas tropicais, como Abacaxi, e também mostra um pouco de frutas brancas, como pêssego e pera. Na boca é muito fresco e equilibrado. Tem boa acidez. Vinho perfeito para tardes quentes e para harmonizar com frutos do mar e peixes.
Preço médio: R$65,00.
Você gosta mais de Riesling Itálico ou Riesling Renana?
Sobre a vinícola –
A história da AURORA inicia em 1875, com a chegada de imigrantes oriundos do norte da Itália. Estabelecidos na Serra Gaúcha, no Sul do Brasil, encontraram paisagens e clima similares aos de seu país de origem. Os hábitos e a cultura europeus não foram abandonados: a antiga arte da vitivinicultura logo teve sua retomada.
No dia 14 de fevereiro de 1931, dezesseis famílias de produtores de uvas do município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, reuniram-se para lançar a pedra fundamental do que viria a se transformar no maior empreendimento do gênero do Brasil: A COOPERATIVA VINÍCOLA AURORA.
Leia também – Zorzal Eggo Blanc de Cal – Um excelente Sauvignon Blanc Argentino