Quem me conhece sabe que a Sauvignon Blanc não está entre as minhas brancas preferidas. Na verdade, não sou muito fã do toque herbáceo que os vinhos à base dessa uva costumam apresentar de forma bem intensa. No entanto, a elegância e sutileza desse Zorzal Eggo Blanc de Cal, produzido na Argentina, me surpreendeu demais. Os aromas herbáceos aparecem de maneira muito sutil de forma a não descaracterizar a uva do vinho, e o que a gente sente no olfato e paladar lembra casca de laranja, limão siciliano, pomelo, ervas frescas, giz e um pequeno toque de grama cortada ao final. O rótulo é uma deliciosa mistura de salinidade com cítrico, além de ser leve e fresco e ter excelente acidez. Na boca ele é bem vivo e ao mesmo tempo elegante com uma certa untuosidade. O final de boca é muito persistente.
Segundo, um dos mais conhecidos críticos de vinhos do mundo, o Robert Parker, o argentino Blanc de Cal da Zorzal Sauvignon Blanc“lembra alguns exemplares do Loire” e realmente não há como discordar dele. Importante ressaltar que as uvas desse vinho vem das maiores altitudes de Mendoza, em Gualtallary e Tupungato, e de solos calcários, e que recebem todo o cuidado dos talentosos e renomados enólogos irmãos Michelini. O vinho é fermentado em ovos de concreto com as borras (50%).
Pra melhorar ainda mais minha experiência harmonizei o Eggo Blanc de Cal com o camarão carabineiro servido no Noru Sushi, um dos melhores restaurantes japonês aqui de Brasília. Esse camarão é um luxo só e é considerado um dos camarões mais gostosos do mundo com o Zorzal Eggo Blanc de Cal ficou perfeito.
Esse vinho é trazido para Brasília pela wmvinhos.com.br
Leia também – Tilenus Mencía 2023 – um vinho espanhol especial